Ele superou o vício com dedicação ao cultivo de hortas e jardins


De atendente em balcão na Padaria do Nero, por mais de 30 anos, o aposentado Floriano Azambuja Oleques fez do cuidado e cultivo da terra mais que uma atividade, uma terapia .

A decisão de parar o vício de consumo de bebida alcoólica foi o marco para a virada em sua vida.

-Eu e um amigo que, na época, gostávamos do trago conversamos que íamos parar de beber e fazer algo pelos outros. Ele disse que ia ajudar em asilo e hoje não está mais em Alegrete e eu decidi fazer hortas e jardins, fala seu Floriano.

E lá se vão mais de três anos nesta rotina, direto na terra. O focado trabalhador acorda às cinco da manhã e cuida de três hortas. Duas próximas à sua casa no bairro Santos Dumont e uma na EMEI Guto Pereira no Capão do Angico.

E nesta época, o trabalho para um idoso de 63 é mais pesado. Virar a terra e preparar os canteiros para o cultivo de inverno. E preguiça não há no corpo franzino de seu Floriano. Ele não tem dia nem hora, para realizar o que considera uma obrigação que sente prazer em realizar.

Além de virar canteiro, plantar e cultivar verduras e legumes, Floriano cuida do espaço de entrada do bairro Capão do Angico, embelezando com flores. E ainda encontra tempo para cortar grama onde é chamado no Centro.

E mesmo fazendo este trabalho voluntário de produzir alimentos, de forma dedicada, o que rendeu um Mérito Legislativo proposto pelo Vereador Cléo Trindade, o idoso também é tomado pelo espírito de solidariedade.  De acordo com a filha, Silvana ele não vende o que sai das hortas, doa os alimentos.

Bem falante conta que empenhou a palavra com a Escola e que as criancinhas são importantes e tem compromisso com elas.

-Eu não paro e até fim de semana estou em função, cuidando, colocando água e fazendo o que precisa. As plantas não esperam. Isto tudo é a minha vida”, acentua Floriano.

 Vera Soares Pedroso

Compartilhar

Curta nossa Fan Page

4 Comentários

  1. Seu Floriano é um exemplo de que não precisamos que os órgãos públicos façam as coisas acontecerem que nós podemos fazer é só um ter um pouquinho de tempo que podemos fazer algo para os outros sem pensar na recompensa.
    Parabéns mais uma vez seu Floriano e para vocês que utilizam as paradas de ônibus da Av. Rep. Riograndense ajudem a cuidar pois seu Floriano limpa os bancos destas paradas todos os dias e tem gente que ainda reclama .Pode isso? Pense neste exemplo do seu Floriano antes de reclamar.

  2. Este Senho tinha que levar um título de cidadão Alegretense pra dar um incentivo a muitos que estão na posição que ele c encontrava. PARABÉNS POR TER DEIXADO O VÍCIO DO ÁLCOOL E PELA ATITUDE QUE O SENHOR TOMOU EM AJUDAR NA ALIMENTAÇÃO DE MUITOS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE TER UMA VERDURA OU LUGUME NA MESA!!
    NÃO EXISTE MAIS PALAVRAS DE AGRADECIMENTO PELA SOCIEDADE DE ALEGRETE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*