Eleições em Alegrete terminam com tranquilidade; problemas técnicos em urnas geram atrasos

As eleições no município de Alegrete foram finalizadas às 17h deste domingo (6), após um dia de votação tranquilo, sem registro de ocorrências policiais ou incidentes graves.

No entanto, problemas técnicos em algumas urnas marcaram o pleito, gerando atrasos e levando eleitores a permanecerem com senhas em algumas seções eleitorais até o fim do expediente.

A primeira urna a ser entregue no cartório eleitoral foi a da Seção 140, localizada na Escola Oswaldo Aranha. Contudo, por volta das 17h12, duas urnas deixaram o cartório eleitoral a caminho da Escola Lions Clube, local de grande concentração de eleitores e com problemas técnicos. O Juiz Eleitoral, Dr. Felipe Bambirra, chegou ao cartório acompanhado por agentes da Polícia Federal, reforçando a segurança e garantindo a lisura do processo de apuração.

O Silêncio Mata, denuncie; esse vai ser o mote do Agosto Lilás

As últimas urnas a serem encaminhadas para o cartório eleitoral pertencem às seções localizadas no interior do município, onde o acesso costuma ser mais dificultado devido às distâncias e condições das estradas.

No município, os três maiores colégios eleitorais são a Urcamp, que concentra 5.851 eleitores, a Escola Estadual Emilio Zuñeda, com 5.028 eleitores, e a Escola Dr. Lauro Dorneles, com 5.000 eleitores. Juntas, essas três seções somam um total de 15.879 votantes, representando uma parcela significativa do eleitorado local.

Sempre há pessoas ingênuas ou desavisadas na mira dos trapaceiros; veja para não cair nesse golpe

Por outro lado, as menores seções eleitorais estão localizadas em polos no interior do município, onde o número de eleitores é consideravelmente mais reduzido. No Polo do Silvestre, há 80 eleitores cadastrados, no Polo do Jacaraí, 112 eleitores, e na seção do Polo do Jacaquá, 150 eleitores. Esses locais, apesar de contarem com menos eleitores, são igualmente importantes para a garantia do direito ao voto de todos os cidadãos, independentemente de onde residam.

A logística para o transporte das urnas nas áreas rurais exige um planejamento específico, mas o processo seguiu conforme esperado, sem maiores complicações. Com o encerramento da votação, a expectativa agora gira em torno da apuração dos votos e da divulgação dos resultados oficiais, que deverá ocorrer nas próximas horas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários