Em um segmento dominado por homens, a Rede de Postos Primeiro, também é liderada por mulheres

No mês dedicado às mulheres, as  homenagens e demonstração de afeto e carinho, são as mais diversas.
A equipe do PAT, conheceu histórias surpreendentes de mulheres que desafiaram o próprio tempo. Mulheres que lutaram e lutam diariamente, que se destacam e que não aceitam passivamente os papeis de gênero que lhe são socialmente atribuídos.

A diretora Comercial e a Diretora Financeira da Rede de Postos Primeiro, com empresas em Alegrete (2 filiais), Rio Grande, Santa Rosa, Santana do Livramento e Torres, concederam uma entrevista ao PAT. 

As entrevistadas foram: Lillian Machado (Diretora Comercial) e Maruza Schuster (Diretora Financeira).


Lillian Machado

Maruza Schuster

Acompanhe a entrevista:

PAT ) – .Um campo que tem uma predominância masculina, como é atuar nesse mercado altamente competitivo?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Realmente é desafiador, em um trabalho que os homens sempre predominaram, colocar um pouco da alma feminina traz um sentimento de muita satisfação. Mas, atualmente para nós, na Rede Primeiro isso não se discute mais, nunca escutei em reunião de diretoria por exemplo a expressão: “mas ela não vai conseguir por ser frágil, por ser mulher!”
Acredito que eu fui selecionada por competência, assim como atualmente fazemos quando analisamos uma pessoa que está querendo entrar na equipe ou que está sendo selecionada para subir de nível na empresa. É muito natural internamente as mulheres serem selecionadas para cargos de gerência ou de chefes de pista.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Complicado, divertido e principalmente desafiador. Passar confiança e credibilidade da capacidade, conhecimento e habilidades não é tarefa fácil.

PAT) – Qual a formação de vocês?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Sou Bacharel em Direito, com a minha carteirinha quase chegando. Tenho Pós Graduação em Gestão pela PUC Porto Alegre, e também sou Coach pela SBCoachin, tudo isso para estar preparada para o dia a dia.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)
Graduada em Administração e Pós Graduada em Controladoria, com vários outros cursos voltados para o financeiro.
Requer prática, atenção e principalmente oportunidade.
Conhecimento é fundamental, mas a disponibilidade e vontade de aprender faz muita diferença.

PAT) – Como é compreender essa logística toda?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

O mundo do combustível é fascinante, é super estruturado e nos traz uma sensação de orgulho diariamente. Como trabalho com a parte Jurídica, Marketing e Recursos Humanos, “são muitas equipes de trabalho e aproximadamente 150 funcionários”, me sinto energizada. Mas o que mais me conforta e dá ânimo, é trabalhar com uma empresa que não separa ou distingue as pessoas em qualquer sentido! Somos todos profissionais.
A empresa é moderna quanto ao trato com as pessoas, acredita que estarmos conectados por energia faz mais sentido e faz com que os valores da empresa estejam mais transparentes no atendimento.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Tudo acontece numa velocidade impressionante. É preciso estarmos atentas a tudo e a todos, ser humilde para aprender com os colegas e principalmente compreender o cliente, que faz toda a diferença.

PAT) – Qual a dificuldade ou dificuldades mais frequentes?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Sinceramente não consigo enumerar dificuldades. As dificuldades são as normais de qualquer emprego, problemas diários para resolver, afinal para isso somos contratadas, mas nada que consiga me trazer a sensação de dificuldade.
Poderia falar que alguns clientes ou mecânicos duvidam do nosso conhecimento técnico quanto à gasolina, e tentam nos conversar e tentam pedir um homem para resolver algum problema, mas essa porcentagem é tão pequena! Acredito que vale ressaltar que 98% dos nossos clientes, amigos e colegas valorizam e acreditam no amor que passamos quando estamos em ação.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Uma das principais dificuldades enfrentadas pela mulher é a credibilidade.


PAT) – Descreva algumas peculiaridades da sua profissão?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

O ramo do combustível é extremamente rápido, então, uma peculiaridade é que precisamos estar fortes e encorajadas todos os dias. Uma noite de sono de qualidade e uma meditação pela manhã é essencial para limpar a mente e nos dar foco.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Rapidez, agilidade e atenção.

PAT) – Passagens marcantes, fatos inusitados?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Muita coisa foi marcante, mas uma que gosto muito de ressaltar é o respeito e a confiabilidade que o Sócio Proprietário da Rede de Postos tem pelas mulheres do Posto Primeiro, de qualquer cargo. 
E outra observação é que a maioria das reuniões que fazemos com grandes empresas, sempre estamos em equilíbrio no nosso time “homens e mulheres” e nos outros ainda a maioria são homens (Bancos, consultorias, assessorias, jurídico, empresas parceiras).

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Todo dia há novidades.  Um fato marcante foi trabalhar em um turno onde éramos todas mulheres e alguns clientes ficaram muito curiosos dos motivos. Só mulheres na pista.

PAT) – Situações embaraçosas pelo fato de serem mulheres?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Me perguntarem se eu sei o que estamos vendendo? Ou o cliente pedir para chamar “O Gerente” para resolver uma determinada situação.
É engraçado, mas de qualquer forma sempre agimos com calma e segurança, assim desmistificamos essa ideia de que mulher não entende de carro, ou de combustível.
As nossas Gerentes ou Chefes de Pista são  super preparadas para primeiro sentir essa segurança e depois repassar ao cliente.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Assédio e falta de respeito.

PAT) – Quantas mulheres atuam na rede Primeiro?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Em torno de 60 mulheres.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Não saberia te dizer precisamente, mas acredito que 50% do quadro de colaboradores são mulheres, sendo que no setor administrativo são dominantes.

PAT) – Quais áreas atuam?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

São frentistas, Gerentes, Chefes de Pista, Consultoras ou Diretoras, estamos em todos os setores da empresa.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Em todas áreas. Administrativo, financeiro, operacional e outras.


PAT) – A Rede de Postos tem essa visão, essa afinidade com o público feminino, na condução do destino da empresa: Como começou essa trajetória?

Lilian Machado (Diretora Comercial)


A Rede de Postos Primeiro sempre acreditou que o equilibro seria o melhor componente nas contratações, em qualquer setor. Isso traria qualidades e forças de ambos os gêneros e traria a condição de igualdade. E outra coisa muito valiosa é que os salários de ambos os gêneros são iguais entre homens e mulheres, na Rede Primeiro, isso em qualquer nível que a pessoa esteja dentro da empresa, a compensação é por competência, jamais de gênero.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Acredito muito que se deve ao fundador, o qual sempre apostou e confiou na habilidade feminina.

PAT) – Como foi se moldando esse cenário bem feminino dentro da empresa?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Foi imposto por muito tempo da história empresarial, que as mulheres são problemas, devido ao período de gestação. Mas aqui o que fica muito claro é que todos precisam passar por seus períodos pessoais com respeito de ambos os lados. 
Sabemos que a decisão de ter um filho é a fase mais importante de uma mulher, assim como do homem, e tratamos isso com naturalidade e aceitação. Afinal a parceria entre empresa e funcionário(a) precisa ser maior do que apenas salário. 

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

Desde o início, pois nunca diferenciou seus colaboradores pelo gênero.

PAT) – Quantos postos?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

O Grupo de empresas PRIMEIRO, tem 6 postos de gasolina, 1 Fábrica de Chocolates em Gramado que se chama CHOCOÁ, 1 Transportadora de Combustíveis chamada TRANSPORTES PRI, e mais uma empresa com 12 funcionários que faz a administração de todas essas empresas e também realiza consultorias para empresas que precisam de ajuda, essa se chama MAXXIPRIME Assessoria e Consultoria. 

Rede de Postos dirigido por mulheres


PAT) – Vantagens  que a mulher tem em negociar?

Lilian Machado (Diretora Comercial)

Fácil comunicação.

Maruza Schuster (Diretora Financeira)

comunicação.

A Rede de Postos Primeiro acompanha a evolução, com compromisso, segurança e credibilidade em todos as propostas.

Postos Primeiro – A gente ama o que faz, a gente ama quem faz.



Aline Menezes

Compartilhe
  • 193
  •  
  •  
  •  
  •  
    193
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*