Em virtude das chuvas, produção de uva fica comprometida em 25% no RS

A força do El Niño impactou o setor vitivinícola gaúcho na safra 2024, conforme já se projetava no início da vindima, em janeiro. A safra de uva para as indústrias vinícolas teve redução de 26,58% em relação a 2023, afetando negativamente a elaboração de produtos. 

O Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) indicou a produção de 485,56 mill toneladas de uvas viníferas, americanas e híbridas. Os dados foram divulgados pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov/Seapi).

Com menos matéria-prima disponível, a elaboração de vinhos este ano caiu 42,04% em relação à temporada anterior. A produção de vinhos de mesa, com uvas americana ou híbrida, apresentou decréscimo de 39,55%. Já os vinhos finos apresentaram redução de 51,27%.

Custo e tamanho da área de plantio de soja é uma incógnita na próxima safra

Nos estabelecimentos de Alegrete, principalmente nos supermercados, já é sabido que a safra desse ano não será volumosa e com isso o preço da fruta será mais cara nos estabelecimentos.”Sim, estamos cientes, é uma fruta bem consumida no fim de ano e com certeza terá acréscimo de valor no seu valor bruto,”explicou um diretor de lojas.

Fonte de dados: Ceasa e Correio do Povo

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários