Émerson Rizzati diz que na crise surgem oportunidades de negócios

Um dos  administradores da Unipampa, Émerson Rizzati em suas palestras para acadêmicos da Unopar, Unipampa, IFF e empresas  com o tema:  “identificando oportunidades, criando seu futuroi”, mostra a partir de exemplos que existem alternativas para vencer a crise e naõ se deixar abater pelo desânimo e as notícias do que não dá certo

É só observar, ficar atento ao que acontece em nossa cidade, país e no mundo e ver que mesmo em situações de crise, podemos criar situações e novas oportunidades com o que temos ao nosso dispor.

Emerson (1)

Ele mostra algumas notícias que demonstram o quanto o cenário do mundo, do país, do estado e da nossa cidade está mudando rapidamente e de maneira radical, como por exemplo:

Tela _ 2015-04-13 15.13

Tela _ 2015-04-13 15.24

Tela _ 2015-04-13 15.26

 

Nesses exemplos, de acordo com Rizzati  poderemos ter empresas fechando ou tendo sérios prejuízos, demissões de funcionários, queda na renda das famílias, além de outras consequências secundárias.

Outras mudanças radicais estão acontecendo nos modelos de negócios ou nas profissões.

Para dar apenas um exemplo, quem de nós pensaria que a categoria de taxista poderia ser ameaçada por um aplicativo para celular?

Pois é! Quando os taxistas pensavam que tinham um aliado na tecnologia através do aplicativo Easy Taxi:

Tela _ 2015-04-24 08.31

Tela _ 2015-04-13 15.45

Veio um outro aplicativo que está ameaçando o modelo de negócio dos taxistas.

O Uber permite que pessoas comuns ofereçam carona em seus carros, cobrando por isso. Assim, em cidades onde pessoas tem carros e estão desempregadas, podem ganhar dinheiro “dando” caronas. Normalmente cobrando menos que um taxista cobra e ainda sem surpresas no valor da tarifa, pois o usuário paga antes pelo serviço, através de cartão de crédito, no próprio aplicativo.

 

Então, perguntou aos alunos:

  • Dentro desse cenário de crises, incertezas e mudanças radicais, o quê fazer?

Num momento descontraído da palestra, levantamos algumas hipóteses:

  • Chorar?
  • Rezar?
  • Fugir?
  • Se matar?

A partir daí fez algumas constatações:

  • A única certeza é a mudança!
  • Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas que você observa mudam!

Emerosn 1

Assim, passou  a apresentar alguns exemplos de como pessoas e empresas estão aproveitando as oportunidades abertas pelo cenário atual, pois onde alguns só observam crise, outros vêem surgir possibilidades de novos negócios.

Estes são alguns exemplos, mas felizmente o mundo está repleto deles:

Tela _ 2015-04-13 15.22

Depois disso, questionei aos alunos:

E aqui no Alegrete? O que estamos fazendo?

Desde 2008, um grupo de pessoas ligadas às UNIVERSIDADES com campus na cidade (URCAMP, UNOPAR, UERGS, IFFarroupilha e UNIPAMPA) estão se reunindo com Empresários do Centro Empresarial e com representantes dos Governos Municipal, Estadual e Federal para criar um ambiente que impulsione à INOVAÇÃO, ou seja, trabalhando com temas como “Formação e qualificação das pessoas”, “Infraestrutura municipal”, “Atração e manutenção de empresas inovadoras”, “Fomento ao empreendedorismo”, esse grupo incentiva que empreendedores identifiquem oportunidades no cenário atual e transformem em negócios, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a região.

Essas empresas inovadoras terão a possibilidade de se instalar em uma sede dentro da UNIPAMPA. Esse departamento da UNIVERSIDADE se chama PampaTec, Parque Tecnológico do Pampa, e está focado em duas áreas estratégicas:

  • Startup Pampa: incentivo ao empreendedorismo inovador de base tecnológica em novas empresas;

Este projeto está com os prédios concluídos e, atualmente na fase de capacitação e seleção dos empreendimentos que serão incubados, sendo que já foram investidos mais de R$ 2 milhões pelos governos Federal e Estadual, além da doação da área feita pela Prefeitura de Alegrete.

Emerson (2)

  • I.T.A.: Centro de Inovação e Tecnologia do Agronegócio: que tem por finalidade apoiar o desenvolvimento do Agronegócio, independente do tamanho do negócio, incluindo desde a pequena propriedade de agropecuária familiar até a grande propriedade, passando pela indústria e pelos serviços, realizando pesquisa intensa em conhecimento, mapeando desafios e identificando oportunidades do setor, criando, em sinergia com stakeholders e em parceria com empresas de base tecnológica, produtos e serviços inovadores e escaláveis, envolvendo toda a cadeia produtiva da agropecuária no Pampa Gaúcho.