Empate “quente”, entre Palmeiras e Grêmio, marca rodada agitada do EFIPAN

A 5ª rodada do EFIPAN, realizada na noite de terça-feira (30), foi intensa. Teve de tudo, gol, muito barro e confusão dentro de campo. Com cinco jogos disputados, a briga acirrou pela busca a tão sonhada classificação para às quartas de final.

Faltando duas rodadas para confirmar os oito clubes que avançam na competição, Palmeiras e Grêmio fizeram o jogo mais emblemático da noite. O último jogo da rodada iniciou passado das 19 h. O gramado castigado do Farroupilha já estava escorregadio por conta do barro em alguns pontos e o sereno que caía sobre o estádio.

O Palmeiras iniciou no ataque. Tinha o toque de bola como aliado, num time forte no sistema defensivo e robusto no ataque. O Grêmio respondia na mesma moeda. O time gaúcho estudou o adversário e jogava conforme os avanços do Verdão. O jogo esquentou, e numa triangulação do ataque palmeirense nasceu o gol paulista. Mateus fez 1 a 0. A primeira etapa encerrou com o Palmeiras de maior posse de bola, e o tricolor se impondo no campo do adversário.

A etapa final foi pegada, ambas equipes protagonizaram um jogo corrido, duelado que nem na disputa do título de 2018, que os paulistas levaram a melhor. Empurrado pela barulhenta torcida gremista, o time gaúcho cresceu no jogo e empurrou o Palmeiras para defesa. Canigia, oportunista e goleador, marcou de pênalti aos 18 minutos do 2º tempo. Era coroado o esforço de um time que não fugiu do jogo por nenhum instante.

Após o empate o jogo mudou radicalmente. Ambas equipes sentiram o campo pesado e apenas se defenderam sem muito objetivo em vencer o confronto. De jogadas ríspidas e muita entrega em campo, o clássico terminou com confusão. Após o apito final, jogadores de ambas equipes entraram em provocação, e houve duas expulsões. Juan Pablo do Palmeiras e Viery do Grêmio, levaram cartão vermelho pela súmula. Os jogadores já tinha sido retirados do campo.

Outro jogaço foi registrado entre Paraná e Independiente. Os paranaenses abriram o placar aos 12 minutos com Henrique Santos, e ampliaram com Breno, dois minutos depois. O Paraná dominou o primeiro tempo e foi para o vestiário tranquilo. Na etapa final, o Independiente voltou disposto e foi para cima em busca do prejuízo.

Disputadíssimo, o jogo literalmente pegou fogo. Foi um verdadeiro taco-a-taco. Faltando três minutos para o fim, Lea, o veloz atacante argentino descontou. Era tarde para um time que encontrou um Paraná aguerrido e disposto assegurar os três pontos, comandado pela dupla de craques Maranhão e Heitor. Final 2 a 1, Paraná Clube.

Azuriz e Club Athletico Paranaense amargaram um empate em 1 a 1. Juan marcou a dois minutos do fim do 1º tempo, e a Azuriz empatou aos 20 minutos do 2º tempo, com Gabriel. O Coritiba superou a Chape por 1 a 0, Kauê fez o gol do Coxa, 1 a 0. No primeiro jogo da rodada, o Flamengo foi goleado pelo Juventude, 5 a 2.

Penúltima Rodada – quarta-feira (31):

14 h – Inter x Missiones

15 h 20 min – Azuriz x Chapecoense

16 h 40 min – Palmeiras x Independiente

18 h – Juventude x Coritiba

19 h 20 min – Flamengo x Athletico

Classificação: 

Grêmio 10; Palmeiras 8; Azuriz 7; Athletico 7; Juventude 6; Paraná 6; Inter 4 e Independiente 3.

Júlio Cesar Santos                                                Fotos: Júlio Cesar Santos e Carolina Ferrari