
Ana Lucia citou que Enaura foi uma destacada educadora e amante da música. Nascida em 8 de janeiro de 1929, em Alegrete, era filha de Marcirio e Áurea Siqueira e, desde cedo, demonstrou interesse pelo piano, começando a tocar aos 7 anos de idade.



Enaura dedicou-se aos estudos e formou-se em Pedagogia. Além disso, buscou aprimorar seus conhecimentos na área de Educação, realizando especializações. Sua paixão pelo ensino a levou a se tornar professora e diretora do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Aranha, assim como da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Alegrete durante os anos 80. Seu trabalho como educadora era marcado pela dedicação em formar outros profissionais da área.
Brigada Militar, Bombeiros e SAMU Mental resgatam homem na Ponte Borges de Medeiros
Não se casou, mas sempre foi rodeada por muitas amizades. Participava de bailes de Carnaval no Clube Casino e desfrutava de jantares, festas, eventos e viagens ao lado de seus amigos. Além disso, era uma mulher independente e moderna, dirigindo seu próprio carro e mantendo-se atualizada com as novas tecnologias.
Enaura também foi integrante da Associação Coral Alegretense e se apresentou em diversas cidades do Brasil e até mesmo na Argentina. Além de participar de corais, encantava o público com suas apresentações ao piano, tocando música clássica. Ao longo dos anos, dedicou-se ao ensino do piano e alguns de seus alunos seguiram carreira na música.
Homem furta dez bombas de chimarrão de Joalheria
Em dezembro de 2021, decidiu morar em Canoas, onde passou a residir com familiares. No entanto, no final de maio de 2023, ela foi hospitalizada e, infelizmente, faleceu no dia 11 de junho, aos 94 anos, devido a causas naturais.
Enaura sempre valorizou o contato com parentes e amigos, deixando uma herança de amor pela música e uma vontade incessante de viver. Sua dedicação como educadora e sua paixão pela música são lembranças que ficarão eternamente vivas na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.