Encerramento da SEMANECA é marcado por homenagens e entrega de kits escolares

Com objetivos atingidos e recheada de emoções, encerrou na tarde da última sexta-feira (13), a segunda edição da Semana de Conscientização do Estatuto da Criança e Adolescente.

Durante cinco dias, o Plenário Gaspar Cardoso Paines na Câmara recebeu um diversificado público que prestigiou a intensa programação de atividades.

Neste ano, o tema escolhido foi a inclusão, e desde o primeiro ato, foi amplamente explanado, discutido, abordado e colocado em prática. No encerramento não podia ser diferente. Assim como em todos os dias, apresentações culturais marcavam o início dos trabalhos. Com o plenário lotado, crianças da Escola Adventista deram um show ao entoarem duas músicas e encerrar com uma oração pedindo proteção para todos que participaram do evento.

A emoção continuou, e o tema não poderia ser outro: Inclusão. A doutora Priscila Leitzke, médica da família encantou a todos com sua história. O painel “Família, Ame, Cuide e Proteja”, revelou a própria vida da painelista. Com filho com Síndrome de Down, ela contou as agruras da inclusão e ressaltou a importância da família. Acompanhada do esposo, a profissional de Charqueadas contou sua vida real. Mãe de dois meninos, a médica foi aplaudida do início ao fim.

Logo em seguida, a Juíza da Infância e Juventude de Alegrete, Lilian Franzmann, conversou sobre o acolhimento institucional na Moradia Transitória. A magistrada contou sobre a finalidade do acolhimento e ponderou sobre a situação das crianças e adolescentes que se encontram na casa de passagem. Durante o painel, ela comemorou os 28 anos de ECA, e também elogiou o trabalho realizado na moradia.

Coube ao vereador Moisés Fontoura, idealizador da Semaneca, divulgar os vencedores da Gincana Cultural. O Projeto “Aluno na Escola Sem Culpa nem Desculpa”, ganhou corpo. Em 2017, foram arrecadados 125 kits escolares, neste ano o recorde de 445 kits entregues. A vencedora da disputa sadia e inclusiva foi o CDC, título comemorado com a entrega do certificado aos alunos. Os kits foram entregues à prefeita Cleni e à juíza Lilian Franzman. Todo o material recolhido foi repassado ao Conselho Tutelar de Alegrete.

O Colégio Raymundo Carvalho também fez a entrega de kits. A gincana neste ano contemplou alunos do CDC e Demétrio Ribeiro. “Todos objetivos alcançados. Todos somos iguais perante ao nosso criador. Com o tema inclusão, atingimos nossas metas”, avaliou o mentor do evento, Moisés Fontoura.

Com agradecimentos aos parceiros, palestrantes e o público que prestigiou a Semaneca, o vereador Moisés se disse satisfeito pelo resultado final desta segunda edição.

Já o Presidente da Câmara, Luciano Belmonte, se manifestou salientando a excelente semana que vivenciou, agradeceu à Juíza Lilian e a Dra Priscila pela presença, além de destacar a participação de crianças e adultos.

Antes do encerramento, uma homenagem carregada de emoção surpreendeu a juíza Lilian Franzmann. Ela recebeu da Câmara um certificado de reconhecimento pelos trabalhos prestados com relevância no âmbito do município. Emocionada, a magistrada agradeceu e disse que é sempre bom ser reconhecida para recarregar as energias e seguir trabalhando com mais entusiasmo.

A prefeita Cleni Paz, reiterou o sucesso da Semaneca e falou da importância da conscientização. Agradeceu e elogiou os organizadores, ratificando no final, o compromisso com a casa de acolhimento do município.

O sucesso e êxito da Semana de Conscientização do Estatuto da Criança e Adolescente de 2018, já abre contagem regressiva para realização de sua terceira edição.

Texto e Fotos: Júlio Cesar Santos                                                     

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*