
Conduzida pelo presidente da Câmara, Luciano Belmonte, a sessão solene reuniu as principais ativistas da causa em Alegrete, reforçando uma luta que é de todos. Nosso Município apresenta números alarmantes de crianças que apresentam a síndrome e como identificar e conduzir os tratamentos é primordial. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
Assim como Uruguaiana, Alegrete se prepara para gradativa extinção de carroças
O processo de inclusão de pessoas com deficiência é recente, se comparado à longa história de exclusão. O desafio dos gestores é construir políticas intersetoriais que garantam pleno acesso a serviços de assistência social, saúde, educação, esporte e lazer.
As entidades homenageadas foram a APAE, representada por Maura Sanchotene, a Sociedade Alegretense de Apoio à Infância e Adolescência (SAAIA), representada por Josyelle Bardin Severo, a Equoterapia de Alegrete, representada por Maria Aparecida Morais e Sibele Saldanha, ONG Nós Acolhemos Vocês, representada por Elena Noetzold Brandolt, e Ajuda Maior do Autismo (AMA), vinculada ao Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete (Cepal), representada Jaqueline Copetti.
A vereadora Dileusa Alves, assim como os vereadores Anilton Oliveira, João Monteiro e Cleo Trindade estiveram presentes e somaram-se às homenagens propostas pelo vereador Itamar, aprovada por unanimidade pela Casa.
Parte da população não colabora com a coleta de lixo; por que razão agem assim?
O Executivo foi representado pela secretária de Saúde Araceli Fontoura. A ex-vereadora Miriam Suhre, apoiadora da Apae, também esteve presente, enquanto o deputado estadual Frederico Antunes enviou mensagem, exaltando as famílias, profissionais e toda rede que dá suporte ao autismo, cumprimentando a Câmara de Alegrete pela importante solenidade.





