Entrevista com João Batista Soares, ciclista alegretense que é destaque em provas de MTB

 
ciclista 001
Aos 24 anos, João Batista Soares é um dos destaques na modalidade de mountain bike, o alegretense lidera a Copa União de MTB, foi campeão gaúcho da modalidade, com diversas vitórias em provas no Uruguai.
Visitando a redação do Portal Alegrete Tudo falou sobre sua experiência e a satisfação de que o esporte vem crescendo na cidade. Confira os trechos da entrevista.
Portal: Lembra das tuas primeiras pedaladas, como iniciou tua carreira no ciclismo?
João B: foi através do meu irmão, Sérgio Soares, atleta profissional, ele me incentiva a pedalar com ele, acabei pegando o gosto. Iniciei mesmo a menos de três anos nas competições, de lá pra cá fui me aperfeiçoando.
Portal: Como é a rotina de um ciclista, treinamentos, tem algum apoio para correr?
João B: Meus treinos são programados, cada semana tem uma planilha: parte física, musculação e pedalo diariamente 40km. Nos finais de semana aumenta de 70 à 90km, só em estrada de chão. Minha alimentação é regrada e tomo suplemento vitamínico, orientado por uma nutricionista. Meu treinador é Xikinho Severo. Algumas empresas me ajudam, a Quero-Quero; Escritório Pinheiro e Trindade e Academia Corpus.
Portal: Em Alegrete e Região temos poucas competições, a maioria das provas é distante, como consegue participar destes eventos?
João B: como te disse essas empresas me ajudam a cada viagem, ainda tenho de levar a bike no carro. A gente sempre se reúne com três, quatro ciclistas e um acaba ajudando o outro. Mas eu estou me esforçando em busca de apoio para correr as provas do campeonato gaúcho de MTB, em Itaara, que será em novembro, última etapa. Quero vencer, para em 2015 conseguir patrocínio para todas etapas do gaúcho.
Portal: O aumento de ciclistas é visível na cidade, inclusive competidores locais participando de provas, como você vê esse crescimento?
João B: É muito bom pedalar, faz bem para saúde. Esse incentivo aos ciclistas é fundamental.  Amizade entre os ciclistas é necessária, daí em diante a pessoa vai crescendo no esporte.
Portal: Existe uma diferença entre apenas pedalar e competir. Qual mensagem você deixaria para esse pessoal que pedala por lazer e aqueles que buscam competir?
João B: Sim, mas qualquer um pode pedalar. Há bikes de todos tipos e valores. Hoje com as de aro 29’, é o xodó para competir! Mas tem muita coisa boa, é só não desistir, persistir sempre. O ciclismo é assim, altos e baixos, um dia tu gira bem outro não. Eu venci a última prova porque não desisti do meu objetivo. O câmbio estragou e fiquei só na marcha mais pesada. Imagina um subidão e tu ter que empurrar a bike?! Venci porque não desisti! E é isso que quero transmitir: fé; confiança; humildade. Éisso que desejo para galera que pedala.