Entrevista com Luís Pércio, diretor da União do Basquete de Alegrete

basquete
Em meados de 2012, a cidade voltou a praticar o basquete, depois dos anos 90 onde existiam equipes fortes de Escolas e até times das unidades militares foi formado por um grupo de amigos praticantes do esporte a UBASQ.
A União Basquete de Alegrete foi criada com objetivo de trazer de voltar à prática do esporte na cidade. Com um projeto a longo prazo de escolinhas, a UBASQ está com mais de 20 alunos na categoria mirim e pré-mirim.  Os futuros atletas recebem técnicas e fundamentos do esporte. A União já encaminhou às escolas do município um projeto intitulado “Liga das Escolas”.Os treinos 3X3 na Escola Demétrio Ribeiro tem reunido um turma nos finais de semana.
O Portal Alegrete Tudo recebeu a visita do diretor de Esportes da UBASQ, Luís Pércio. Confira a entrevista:
PORTAL: Qual o principal objetivo da UBASQ ?
Luís Pércio: É fomentar a prática do basquete na cidade, o resgate do esporte, oportunizando o aprendizado de crianças, para que no futuro a modalidade seja forte no Alegrete.
PORTAL: Entre os projetos destaca-se as escolinhas. Como são feitos os trabalhos ?
Luís Pércio: Estamos com aproximadamente 20 alunos na categoria mirim e pré-mirim, treinam três vezes por semana. É focado somente a parte de fundamentos e técnicas de jogo, no próximo ano colocaremos o projeto Liga das Escolas em ação, onde três escolas da cidade vão priorizar o basquete com formação de equipes.
PORTAL: Quais os locais da prática do basquete em Alegrete ?
Luís Pércio: Como não temos ginásio municipal, o jeito é improvisar. Ainda bem que conseguimos um apoio fundamental da direção da Escola Demétrio Ribeiro, onde centralizamos nossas atividades, recebemos convites para a Copa RS, realizada pela Sogipa. Tivemos até que desistir pela falta de apoio e um local para sediar jogos oficiais. No sábado tem uma galera que se reúne na quadra do colégio e joga toda tarde, é o nosso local oficial.
PORTAL: No último torneio 3×3, tivemos equipes de outras cidades, porque os jogos não foram realizados em um ginásio ?
Luís Pércio: Como te disse não tem um ginásio municipal. O do Oswaldo Aranha foi recentemente reformado e as medidas não contemplaram a modalidade de basquete. Não existia marcação do garrafão e a altura da tabela não atendia as regras oficiais. Optamos, então,  pela quadra do Demétrio que nos foi cedida gentilmente, e é lá que vamos continuar a espera de que um dia possamos ter um ginásio municipal.
PORTAL: Por que no 3×3 existe possibilidades de montar times completos para o basquete, haja a vista que a cidade já teve citadinos com equipes e até das unidades militares ?
Luís Pércio: Optamos pelo 3×3 até porque muitos atletas foram embora da cidade e o basquete ficou esquecido alguns anos atrás. Retomamos a caminhada e o 3×3 já é reconhecido mundialmente, a Federação Internacional e Brasileira organiza campeonatos, teremos no final do mês um campeonato aqui 3×3 com equipes que vão disputar o Estadual, então fica mais fácil de montar equipes, mas queremos num futuro próximo ter um time de basquete oficial de Alegrete. Um citadino como nos velhos tempos.
PORTAL: Quem quiser aprender ou jogar basquete pode procurar a UBASQ ?
Luís Pércio: Claro. estamos ali no Demétrio três vezes por semana. Segunda, quarta e sexta a partir das 17h30 min. Aos sábados pela parte da tarde têm vários jogos da turma. É só aparecer.