Entrevista com o ator, produtor e malabarista alegretense Maicon Conrad, criador do Grupo “Solitos?”

O ator, produtor e malabarista alegretense, Maicon Conrad, que atualmente mora em Santa Maria, visitou o Portal Alegrete Tudo, e contou um pouco sobre seu trabalho com o Grupo Solitos, do qual é produtor.

jonny (3)

Portal: Há quanto tempo moras em Santa Maria? O que fazes lá?

Maicon: Moro há 4 anos em Santa Maria. Faço o curso de Bacharelado em Artes Cênicas na UFSM. Além de estudar, é claro, trabalho como ator, malabarista e produtor.

Portal: Como surgiu o Grupo “Solitos?”

Maicon: Tudo começou com o espetáculo “Solitos?” O espetáculo surgiu a partir de uma pesquisa que realizei, iniciada no ano de 2013, sobre as origens e técnicas do palhaço. A partir disso, apresentamos o espetáculo em diversos lugares e festivais.

Portal: Quais os lugares que vocês já apresentaram o espetáculo?

Maicon: Já apresentamos o espetáculo no II Festival Bageense de Teatro, II Encontro Internacional de Palhaços da Coxillha, junto a palhaços conhecidos mundialmente, como Chacovachi e Dale Circo CIA Argentina.

Portal: Quantos integrantes são?

Maicon: Hoje são dois. Eu e minha namorada, a Adriele Furtado, que estuda o mesmo curso que eu em Santa Maria.

Portal: Fale um pouco do espetáculo. Como é a temática?

Maicon: O espetáculo acontece com 2 palhaços, e resgata um pouco do palhaço clássico. É totalmente de interação com o público, onde se quebra a quarta parede, desde o começo. Também apresentamos números malabarísticos e acrobáticos, sempre tentando resgatar um pouco do circo. Essa sistemática faz com que o público tenha diversas emoções do riso ao choro, e possibilita que os espectadores criem sua própria história.

Portal: Em Alegrete, você já fazia teatro?

Maicon: Sim. Sou integrante da cooperativa alegretense de teatro e do Grupo Solítos fundado em 2014. Fiz algumas apresentações junto à cooperativa quando estava morando aqui.

Portal: Vocês pretendem trazer o espetáculo a Alegrete?

Maicon: Sim. Estamos nos programando para isso. Em breve iremos anunciar o espetáculo aqui.

Portal: Como está a agenda de vocês? Vocês realizam apresentações em um local fixo em Santa Maria?

Maicon: Estamos produzindo mais 2 espetáculos para do final de 2014. Dois Monólogos, um drama lidando com a temática do holocausto nazista relacionando-o com a contemporaneidade, ou seja, aproximar o espectador do genocídio ocorrido anos atrás na II guerra Mundial e o que acontece no dia a dia de hoje da sociedade. Outro uma comédia que resgata os valores dos velhos e conta histórias de vidas reais, apontando também os problemas sofridos por eles.

Nós apresentamos o espetáculo em vários locais, mas de forma fixa, acontece no prédio da Universidade, onde realizamos apresentações aos próprios alunos.

Portal: Vocês tem alguma outra atividade em Santa Maria, além das apresentações?

Maicon: Sim. Em Santa Maria damos aulas de teatro e circo. Já ministramos oficinas em Alegrete. Junto da cooperativa alegretense de teatro reapresentamos o espetáculo ” Entre nós”, onde representamos o Estado do Rio Grande do Sul no Festival transcendental de teatro, que ocorreu no Ceará, onde apresentamos em 5 cidades, incluindo Fortaleza, onde tivemos o maior número de público. O espetaculo sólito? participou também do I e II Festival de Teatro de Santa Maria, onde no II apresentamos para uma turma de deficientes auditivos.

Confira algumas fotos dos espetáculos e oficinas do Grupo “Solitos?”

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *