
A atividade ocorreu por meio da dinâmica “Desconecte para Conectar”, que integra o Projeto Encontros: Aprendizagem, Cidadania, Valores, Atitudes, Reflexão, Desenvolvimento. Coordenado pela professora Patrícia, o projeto busca fortalecer espaços de diálogo, reflexão e interação entre os estudantes e demais integrantes da comunidade escolar. O Projeto vem sendo desenvolvido desde 2023 pela Orientação Educacional.
Durante a dinâmica, os estudantes expressaram suas ideias e argumentos sobre a nova legislação, abordando a funcionalidade da norma e seus impactos no ambiente escolar. Também discutiram o uso dos celulares em outros contextos e os efeitos percebidos em suas vidas, incluindo relações interpessoais, saúde física e mental, aproveitamento do tempo e rendimento em atividades extracurriculares.
Após o diálogo inicial, os alunos assistiram a vídeos no YouTube que apresentavam pesquisas sobre o uso excessivo de telas, o vício em redes sociais, os riscos de acessar conteúdos inadequados e o cyberbullying.





A professora Patrícia Albuquerque Bragamonte, doutora em Educação e orientadora da escola, destacou a importância de promover momentos de diálogo para que os estudantes compreendam os fundamentos da Lei 15.100, elaborada a partir de dados e estudos de especialistas. Segundo a orientadora, a norma não tem apenas um caráter proibitivo, mas busca incentivar o uso responsável das tecnologias, com intencionalidade pedagógica, além de contribuir para a melhoria da convivência escolar e a proteção da saúde dos estudantes.
Os debates também abordaram o uso pedagógico dos celulares, destacando a possibilidade de utilização como ferramenta de pesquisa e aprendizado por meio de aplicativos educacionais. A orientadora enfatizou que o objetivo não é apenas proibir o uso, mas possibilitar uma reflexão sobre o impacto da tecnologia e suas potencialidades quando utilizada de forma adequada.
Além da aplicação da dinâmica com os estudantes dos anos finais, que estavam entre os que mais utilizavam os celulares de maneira inadequada, a atividade será estendida para os alunos dos anos iniciais. A proposta é que esses estudantes possam estabelecer relações entre o uso dos dispositivos eletrônicos na escola, em casa e em outros ambientes.