O 6º Regimento de Cavalaria Blindado – “Regimento José de Abreu” celebrou em 14 de novembro os 30 (trintas) anos de criação da Escola de Equitação da Unidade, também conhecida pela denominação de “Escolinha”, no Centro Hípico José de Abreu (CHJA).
A Escolinha de Equitação foi idealizada pelo então Capitão Sinval Silva Filho, atualmente Coronel da reserva ativa, contando com o apoio do Coronel Roberto Luiz Coelho, Comandante do Regimento em 1985, que veio da Escola de Equitação do Exército, no Rio de Janeiro/RJ, com conhecimentos mais atualizados, e julgou que deveria ser alterada a filosofia de trabalho dos cavaleiros. Assim, todos passaram a montar num mesmo horário e em regime de escola, aprendendo a ajudar uns aos outros não só pela troca de experiências, como pela observação dos demais.
Em 19 de outubro de 1985 foi realizado o primeiro encontro dos alunos e uma prova interna pelos militares do 6º RCB, com objetivo de apresentá-los o hipismo, na modalidade do salto. Cerca de dois meses depois, em 21 de dezembro, ocorreu a primeira prova dos alunos da Escolinha, os quais saltaram obstáculos na altura de 80 centímetros. Ao longo dessas 3 (três) décadas, militares e civis irmanados no sentimento de amor ao cavalo e ao hipismo vem contribuindo para a manutenção deste esporte equestre, merecendo destaque aqueles que trabalharam na fase da criação da Escolinha.
Na oportunidade estiveram presentes pouco mais de 100 (cem) pessoas, entre militares da ativa, da reserva ativa e civis, que realizaram as seguintes atividades: recepção no 6º RCB, visita às instalações do aquartelamento, deslocamento para o CHJA, passeio a cavalo, realização de prova de salto, agradecimento aos colaboradores, entrega de diplomas, culto ecumênico e almoço de confraternização.