Escola Francisco Carlos também engaja-se na humanização do trânsito

Blitz no trânsito reuniu alunos, professores e funcionários da EMEB Francisco Carlos na tarde da última quinta-feira (27).

Durante à tarde os professores, funcionários e alunos dos anos iniciais entregaram panfletos, para de conscientizar a comunidade da importância de buscar a paz, no trânsito, todos os dias. A ação contou com a presença da Guarda Municipal através dos guardas Flavio e Itamar. Foi uma experiência que ficará marcada na vida de cada aluno, além de levar uma conscientização desde cedo para que eles compreendam não somente seus direitos, mas também seus deveres.

A construção do projeto “Promoção da Cultura da Paz ” segundo a direção, foi motivado a partir das situações alarmante de violência observada todos os dias através dos meios de comunicação e por muitos alunos que vivenciam no contexto social.

Conforme a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo. Dessa forma, a EMEB Francisco Carlos  desenvolveu o projeto através dos eixos temáticos abaixo relacionados: inclusão e diversidade um olhar sensível, bullying, Papo Responsa( Programa desenvolvido na Polícia Civil), cidadania e direitos humanos.

Que ainda aborda as questões do trabalho infantil, direitos da criança, do idoso, da mulher, das pessoas com deficiência e direito ao trabalho. Essas ações foram desenvolvidas durante todo semestre de forma interdisciplinar, todos os professores e alunos se envolveram de forma efetiva.

“O Projeto culminará na Mostra Interdisciplinar que ocorrerá no dia 19 de julho do corrente ano, desde já convidamos a comunidade para prestigiar. Agradecemos toda a comunidade escolar e aos guardas municipais que prontamente apoiaram o projeto.” – disse a diretora  Cleide Guterres Soares.