
Os alunos foram acompanhados pela supervisora, Cristiane Viana. Na Universidade foram guiados pelos bolsistas Elton e Milena, aos quais coube apresentar laboratórios, equipamentos, salas de aula e área externa desta importante instituição de Ensino Superior do país.
Visitações semelhantes vêm acontecendo periodicamente desde o início do ano letivo, quando os diretores Assis Magalhães, da Escola Lauro Dornelles, e Ederli Marangon, da Unipampa, junto do vice-diretor Russel Vaz Moraes (turno da Tarde), acordaram estreitar os laços e minimizar ainda mais a distância entre as instituições, que, situadas na zona leste do município, bairro Ibirapuitã, são “vizinhas”.
As primeiras visitas, guiadas pelo próprio diretor Ederli, destinaram-se a concluintes do Ensino Médio.
Desfile Temático, um show nos Festejos em Alegrete
As turmas 301, 302 e 303 foram, uma a uma, à Unipampa; e muitos discentes puderam visualizar o cotidiano de uma instituição de ensino superior, meio ao qual estão prestes a ingressar, perante o fato de que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre em novembro (depois, via obtenção de nota pertinente, poderão concorrer a vaga em algum curso oferecido pela instituição, que é pública; os cursos de graduação oferecidos pela Unipampa, em Alegrete, são: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Engenharia de Telecomunicações).
Sobre a visita de estudantes do Ensino Fundamental II, tem-se de salientar a necessidade de incentivo e conscientização acerca da importância do Ensino Superior e de que, para alcançar este nível acadêmico, deve-se, desde agora, ter-se a noção do que é uma universidade, da identificação de uma vocação, de um foco, do estabelecimento de metas de estudo, dentre outros fatores.
Pela segunda vez, jovem de 18 anos é preso suspeito do homicídio de mulher em Alegrete
Para as próximas semanas, estão previstas outras visitas, também de alunos do turno da tarde (Fundamental II). Há poucos dias, sob a responsabilidade das professoras Marcela, Sâmela e coordenadora Cristiane, concluintes das turmas 91 e 92 foram até o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), câmpus local, no Passo Novo, onde puderam conhecer a estrutura da instituição, sobretudo seus laboratórios, experimentos e espaços de prática/pesquisa rural.
Esta visita faz parte de programa do IFFar para que escolas de Alegrete e região possam conhecer o câmpus e os cursos lá ofertados, tanto técnicos quanto superiores.




