Estudante do Lauro Dornelles apresenta solução alternativa para iluminar paradas de ônibus

Estudante propõe solução sustentável para iluminação pública em paradas de ônibus.

A falta de iluminação pública nas paradas de ônibus tem gerado preocupação entre estudantes que frequentam aulas noturnas e moradores que utilizam o transporte público à noite. A insegurança e o medo ao esperar pelo ônibus são desafios diários para muitos, que se veem vulneráveis em locais mal iluminados.

Em busca de uma alternativa sustentável e de baixo impacto ambiental para o problema, Laís Portella, aluna do 3º ano da Escola Doutor Lauro Dornelles, apresentou uma solução inovadora baseada no uso da piezoeletricidade. Após meses de pesquisas, Laís propôs a instalação de um “tapete piezoelétrico” na entrada da escola, por onde passam diariamente muitos alunos e funcionários.

Kelen – o testemunho vivo da alegretense que a cada dia enfrenta a superação da tragédia da Boate Kiss

A piezoeletricidade é uma tecnologia que gera energia a partir da compressão de cristais de quartzo, transformando a energia mecânica, como o movimento de uma pessoa pisando no tapete, em energia elétrica. No projeto apresentado durante a Feira de Ciências da escola, a energia gerada pelo tapete seria utilizada para iluminar as paradas de ônibus nas proximidades, aumentando a segurança da comunidade.

Essa proposta busca não apenas resolver uma necessidade imediata, como também incentivar o uso de soluções sustentáveis no cotidiano escolar e comunitário. O trabalho será apresentado na Feira da Unipampa no próximo dia 10/09/2024, terça-feira, das 8h30 ao meio-dia. Veja no link: https://youtu.be/7xNKvEQ_9nU?si=3c3jyH2t0hPhMvo-.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários