
Na primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que foi realizada neste domingo(17). Em razão da pandemia do novo coronavírus, os alunos poderiam sair a partir das 15h30min, mas o tempo limite era às 19h. O tema da redação foi o “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Milhões de estudantes de todo o país realizaram o exame. Os portões foram abertos às 11h30 e os estudantes poderiam entrar no local de prova até as 13h. Por causa da pandemia, a recomendação era que fosse mantido o distanciamento entre as pessoas, mesmo fora dos locais de aplicação.
Essa também era uma das preocupações dos estudantes. A reportagem do PAT, esteve em alguns locais de provas, a maioria das pessoas que realizaram o exame confirmaram que em suas salas teriam ocorrido ausências constatadas na chamada. Segundo os alunos, todas as medidas sanitárias foram cumpridas. Além de distanciamento, houve álcool gel disponível e ventilação nas salas de aula.
Aridina Miranda de 19 anos, fez a prova na Escola Demétrio Ribeiro. Ela pontuou que todos estavam com distanciamento e, somente tiravam a máscara para tomar água ou comer algo. Porém, ela optou por não levar nenhum alimento para evitar estar tirando e colocando a máscara. Universitária do curso de Engenharia Mecânica, busca o curso de medicina e estava bem confiante. Com relação ao tema da redação, disse que foi muito fácil a abordagem e se tivesse mais espaço teria mais conteúdo para destacar sobre o assunto, pois julgou muito importante no momento atual, até mesmo por ter enfrentado problema com depressão.
- COM A LONGEVIDADE, O ALZHEIMER ESTÁ PRESENTE EM MUITAS FAMÍLIAS; É PRECISO PACIÊNCIA, AMOR E CARINHO
Laura Costa de 21 anos estava realizando a prova pelo segundo ano consecutivo. Ela disse que a máscara foi um pouco incômoda pois foi um longo período e por mais que use no dia a dia, o ambiente da prova é diferente em razão da ansiedade. Ela quer ser advogada e com esse objetivo se preparou e estava bem confiante nesta primeira etapa. “Para quem estudou, essa primeira prova estava bem tranquila, assim como o tema da redação, aprovadíssimo. Na minha sala havia poucos estudantes” – comentou. Ela também realizou na Escola Demétrio Ribeiro.
Já Alessandra Pinheiro de 20 anos que estava fazendo pela primeira vez o Enem, considerou o tema da redação muito tranquilo e acredita que para quem se preparou, a prova estava bem acessível. Ainda na dúvida de seguir pelo caminho da administração de empresas ou jornalismo, a alegretense que tem muita facilidade para comunicação, também falou do fato de ter pessoas enfrentando problemas relacionados à ansiedade. O desajuste ocorreu com a pandemia e, por esse motivo ler e compreender algumas nuances desse tema foram importantes e isso a auxiliou. Alessandra que realizou a prova na Escola Lauro Dornelles, também frisou que na sala havia distanciamento entre os estudantes e comentou que no mínimo 10 pessoas não compareceram. Outros alunos que falaram coma a reportagem, no Lauro Dornelles também citaram a falta de estudantes e consideraram que foi positiva a logística. De um modo geral os participantes elogiam tema da redação e confirmam que houve distanciamento em salas.
Para quem foi diagnosticado com covid-19, ou apresentou sintomas do coronavírus ou de outras doenças infectocontagiosas até o momento do exame e não compareceu, deve entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. Esses estudantes terão direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
O exame segue no próximo domingo (24), quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e de matemática. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.