Familiar e paciente que dividiram espaço com homem com Corona estão sendo monitorados na Santa Casa

No último domingo(15), a informação sobre um paciente com Covid-19, internado na Santa Casa de Alegrete e que teria ficado com outros pacientes, chegou à redação. Em contato com a Dra Marilene Campagnolo, ela informou que o homem chegou no hospital com sintomas de um AVC(derrame). Porém, toda a equipe da Santa Casa que o atendeu já estava devidamente equipada com todas as medidas de segurança contra à Covid-19.

“Já é de praxe que médicos e enfermeiros estejam com todos os EPIs. Por esse motivo, todos que tiveram contato com o idoso, estavam devidamente equipados. No momento em que deu entrada no hospital, a situação não tinha nenhuma relação com novo coronavírus e, devido à dificuldade na fala e por não ter nenhum familiar o acompanhando, não tínhamos com ter um relato mais preciso do que estava acontecendo e do histórico do paciente. Diante de uma suspeita em relação à coriza e um quadro gripal identificado na sequência, foi feito teste que deu positivo” – explicou.

A médica destaca que o paciente que estava no mesmo local que o homem, está sendo monitorado, assim como o familiar. Esta situação foi repassada para o COE (Centro de Operações de Emergências) e imediatamente foram todas as medidas adotadas pelos profissionais de saúde da Santa Casa. Dra Marilene acrescenta que isto serve também como um alerta pois nem todos os casos da Covid-19 vão se manifestar somente através de quadro respiratórios. Um exemplo foi este caso que estava com sintomas e características de um AVC.

O paciente segue em estado estável, hospitalizado na santa Casa de Alegrete. Os familiares que não são da cidade foram comunicados e já estão cientes da situação. Ele também, não tem nenhum histórico de viagem. O homem tem cerca de 55 anos.

Flaviane Antolini Favero