Famílias aderem ao desligamento voluntário do Bolsa Família

O aumento da renda nos beneficiários do Programa Bolsa Família motivou no primeiro semestre de 2015 cerca de 100 adesões ao Desligamento Voluntário do Programa Bolsa Família em Alegrete.

O programa foi implantado a partir do Plano Brasil Sem Miséria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e executado no município pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Alegrete.

Cartão Bolsa Família

O objetivo é incentivar os beneficiários que tiveram melhora na condição financeira a informarem sua nova situação ao poder público, sendo assegurado o direito de retorno ao programa caso percam a renda e voltem à situação de pobreza ou extrema pobreza. A iniciativa dá o direito de retorno no prazo de 36 meses sem passar pelo processo de reinclusão do benefício.

Atualmente existem 11.967 famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais e 4.889 beneficiários do Programa Bolsa-Família. Em novembro de 2014 o número de beneficiários era de 5.436, com 206 entregas voluntárias do cartão. Segundo o secretário José Eduardo Aguiar, isso representa a melhoria na condição socioeconômica dos alegretenses. “A boa notícia é que o Bolsa Família tem cumprido seu papel de retirar as pessoas da miséria. A Administração Municipal comemora o dado”, afirma.

COMO SOLICITAR – Para solicitar o desligamento voluntário, o responsável pelo núcleo familiar deve procurar o setor do Cadastro Único/Programa Bolsa Família localizado na Rua Visconde de Tamandaré,598, com os documentos de todos os componentes do núcleo familiar para atualização do seu cadastro e preencher a declaração solicitando o seu desligamento voluntário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3961-1724.