
Uma atenção permanente dos gestores da Santa Casa é levar qualidade de vida a seus pacientes, suas famílias e as comunidades a que atendem. Pensando nisso, a estruturação do hospital é planejada com foco nas pessoas que buscam na instituição atendimentos em saúde.
Uma das ações mais recentes foi a inauguração da Farmácia São João, anexa ao Complexo Hospitalar. O espaço estava sendo construído há aproximadamente 3 anos e teve um investimento próprio, graças aos recursos de uma renegociação de empréstimos bancários, que teve juros reduzidos e permitiu recurso adicional, usados no início da obra. O presidente da Santa Casa, Roberto Segabinazzi, conta que depois de aprovado em Assembleia da Irmandade da Santa Casa, imóveis doados a instituição foram comercializados. “Eles geravam mais despesas que receitas e possibilitaram agregar recursos e auxiliar no custeio da Santa Casa.”
Na avaliação do presidente, a farmácia, junto ao Complexo Hospitalar, é uma conquista para a comunidade. “Uma grande empresa nacional que está abrindo mais uma frente de emprego e renda para Alegrete.” Segabinazzi diz ainda que trará retorno de impostos ao município. “Pensamos na comunidade que ganha com isso, com uma farmácia que funcionará das 6h e 30min até as 23h, o que também traz segurança para a região”, pondera.
O presidente informa que a locação do prédio será mais uma fonte de renda para a Santa Casa. “Esse valor será reinvestido no hospital, que atende 11 municípios da região e mais de 80% dos atendimentos são direcionados para o Sistema Único de Saúde, que não nos remunera o suficiente.”
Além da farmácia, o prédio abrigará também o Centro de Convívio com mesa, cadeira, banheiros, local para fazer uma alimentação. “Este prédio nasceu da ideia de termos um local para que as pessoas que vêm das 11 cidades da região para consultas, exames e cirurgias pudessem descansar por vezes o dia inteiro, aguardando o transporte de volta a seu município”, explica.
Bailarina alegretense acumula muitos prêmios em competições; o mais recente foi na Itália
O Carisaúde será realocado, no mesmo prédio da farmácia, mais uma cafeteria e um Centro Clínico, a ser ocupado pelos profissionais de saúde que atendem o CariSaúde. De acordo com Segabinazzi, a ideia inicial era uma ampliação do Centro de Imagens. “O CDI já estava pequeno pelos serviços que estamos disponibilizando, e então surgiu a oportunidade de um projeto do Governo do Estado, que liberou recursos para a ampliação do serviço de Endoscopia e Colonoscopia e que já está disponível para a comunidade, graças aos recursos do Avançar em Saúde e que será inaugurado no próximo dia 16, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite.