
Nebulização é quase sinônimo de doença, as pessoas ficam até assustadas quando o médico manda fazer. Mas ao contrário do que muitos pensam a nebulização, quando usada da forma correta, trás inúmeros benefícios para a saúde.
A nebulização é um meio usado para desentupir as vias aéreas, entupimento causado pelo excesso de mucos, facilitando a respiração e aliviando sintomas como chiados e respiração curta. É um método muito usado nos hospitais e representa problemas graves de peito, uma visão que ainda não foi completamente desconstruída.
Pesquisadores afirmaram que a nebulização, quando feita somente com soro fisiológico, faz bem a saúde e pode ser feita de três a cinco vezes por dia, de 10 a 20 minutos por sessão. Esse processo ajuda a umedecer e melhorar a respiração durante o dia e durante a noite, entre muitos outros benefícios.
Benefícios da nebulização diária:
- Limpa e hidrata as vias aéreas: durante o dia a dia passamos por várias situações que acabam ressecando e, de certa forma, sujando as vias aéreas, como poeira, fumaça e fuligem, por exemplo. A nebulização ajuda a tirar a sujeira e a hidratar, evitando danos futuros.
- Colabora com a saúde das cordas vocais: jornalistas. Professores, cantores, pessoas que utilizam a voz de maneira mais rígida sofrem com o ressecamento das cordas vocais, que causa dor, ardência e muito incomodo para exercer a profissão de modo adequado. A nebulização ajuda a manter as cordas vocais hidratadas, fazendo a manutenção diária e previno futuros incômodos.
- Previne falta de ar: pessoas que têm asma ou bronquite podem ter falta de ar de modo contínuo, porém com a ajuda da nebulização essas crises podem diminuir.
- Reduz efeitos colaterais de certos medicamentos: a nebulização pode ajudar a diminuir os sintomas que alguns medicamentos ingeridos via oral podem causar, como dores de cabeça e aumento da pressão arterial.
- Método de medicação mais fácil, especialmente para crianças: todo mundo sabe que a maioria das crianças chora só de ver um remédio, e é aí que a nebulização entra. Ela é capaz de transformar o remédio em vapor, e é mais fácil manter a criança com a “máscara” olhando um desenho do que dar o remédio via oral.
Geovanna Valério Lipa