Na noite de segunda-feira (31), a equipe coordenadora da Feira do Livro de Alegrete apresentou os números da edição 2015, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, que apontam para o crescimento e fortalecimento do evento. Foi no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, tradicional palco da festa da cultura.
A Feira do Livro de Alegrete chegará em 2016 a sua 37ª edição. “Em 2015, atingimos um patamar até então inédito no evento, no que tange ao público presente, à diversificação das atividades, aos números de livros comercializados e à repercussão na cidade e região”, disse o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó.Sob o tema “Diálogos entre Literatura e Cinema”, o evento – mais uma vez – teve como objetivo popularizar e democratizar a leitura, reunindo em sua programação diferentes manifestações artístico-culturais, palestras, lançamentos de livros e oficinas.
Imediatamente após o encerramento desta edição, a equipe coordenadora da Feira do Livro já partiu para o planejamento de 2016. “Já estão definidos o tema, dando continuidade à exitosa linha deste ano, desta vez privilegiando o diálogo da Literatura com outra arte, a música”, contou Cláudia Rizzatti, gerente do SESC local, parceiro na organização da Feira.
O tema de 2016 será “Encontros entre Literatura e Música”, tendo como sub-tema “A literatura na era digital”, o que amplia as possibilidades de debate e de enriquecimento da programação. A data também está definida e a 37ª Feira do Livro de Alegrete acontecerá mais uma vez no largo do Centro Cultural, de 31 de maio a 05 de junho de 2016.Para o diretor do Centro Cultural, Paulo Berquó, prestar contas é motivo de orgulho para quem trabalha. “A Feira do Livro revigora-se, a medida que a cidade a abraça”, avalia.
Além da apresentação dos números da 36ª Feira, houve a exibição de dois curtas metragens: Além, da Guerra, produzido na Escola Marcelo Faraco, e O Poeta do Social, homenagem a Rui Neves, produzido na Escola Tancredo Neves. Também mostra de fotografias e um bate papo para ouvir a comunidade.
Números da 36ª Feira do Livro:
– Número de livros: 10.270
– Número de livreiros: 17
– Público visitante: 17.011
– Mostras: 6.180
– Oficinas: 122
– Palestras: 935
– Sessão de autógrafos: 540 pessoas
– Público total da feira: 24.788
Foto: Vanessa Barcelos