O lampião do saber, conduzido pelo patrono da Feira, Tabajara Ruas ao lado prefeito Erasmo Silva, da vice-prefeita Preta Mulazzani e da presidente da Câmara Judete Ferrari marcou o início oficial a 36ª Feira do Livro de Alegrete.
Autoridades, secretários municipais, vereadores, escritores, professores, estudantes e imprensa acompanharam a abertura da Feira que acontece até o dia 5 de julho na praça Oswaldo Aranha.
Mesmo com o frio um bom público prestigiou a abertura oficial da Feira do Livro.
A 36ª. Feira do Livro de Alegrete promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e SESC, a Feira tem o patrocínio do Banrisul e o apoio da UERGS, UNIPAMPA, IF Farroupilha, URCAMP e Ponto de Cultura Espaço Multicultural de Alegrete.
Tabajara Ruas, escritor, cineasta falou da satisfação em ser o homenageado. Ele lembrou do alegretense Nico Fagundes, que era escritor e poeta .
Ruas salientou que a literatura é capaz de transformar uma vida , abrir os olhos do garoto para ver o grande mundo da aventura- se referindo a sua trajetória, ainda criança, em Uruguaiana depois que leu O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo.
Ele afirma que o livro ainda é o principal instrumento civilizatório que nos obriga o exercício intelectual.
E o tema da Feira do Livro de Alegrete, cinema e literatura enriquece ainda mais o evento. Oficinas,palestras cinema, apresentações artísticas fazem junto com os livros a riqueza de conhecimento e cultura ,durante os dias em que a Feira do Livro transforma a praça Oswaldo Aranha.
O ESCRITOR HOMENAGEADO TIBÉRIO VARGAS RAMOS
O escritor e jornalista Tibério Vargas Ramos, escritor homenageado da Feira falou emocionado que era a primeira homenagem pública que recebia como escritor, e ainda mais partindo de sua terra. E brincou que a Feira do Livro tem o tamanho do Mundo já que o patrono Tabajara Ruas é de Uruguaiana e ele, como escritor homenageado, é de Alegrete.
Tibério deu outro enfoque para a relação cinema-literatura. Para ele, “o cinema mudou a literatura porque aprendemos a escrever com os olhos do cinema”
HOMENAGENS NA FEIRA
No encerramento da solenidade, foi entregue o troféu Feira do Livro ao patrono Tabajara Ruas, ao escritor homenageado Tibério Vargas Ramos, aos homenageados Joel Cambraia Machado, Baldomira Lopes e Thereza de Fernandes.
Também foram premiados os Leitores Mais Assíduos: Maria Clara Vargas, leitora infanto-juvenil e Lívio Motta, leitor adulto.
Os vencedores do Concurso de Crônicas Daniela Cunha receberam o Troféu Girassol: aluna Manoela Bandeira Severo, da Escola Alcy Cheuiche, com a crônica “Um Dia na Escola” e Alexandra Pedroso, 11 anos, do 6º. Ano da Escola José Antônio Vilaverde Moura, com a crônica “O Encantado Mundo de Alice”.
Fotos: Pedro Mello