
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, busca atrair visitantes e movimentar o turismo religioso no município.
Recentemente, o secretário da SEDETUR, Fernando Ferreira da Costa Lucas, e o diretor de turismo, Leonardo Cera, participaram de uma reunião com o Padre Pedro Navarro e representantes locais, Pablo Andrade e Cristiane Tambara, para definir os detalhes da programação. A proposta da Secretaria é celebrar a padroeira do município e, ao mesmo tempo, fortalecer o setor econômico local, por meio do incentivo ao turismo e à organização de eventos que movimentem o comércio, o setor hoteleiro e a gastronomia de Alegrete.
Oportunidade para melhorar a renda depende de cada um; veja esse exemplo
Entre as atividades programadas para o evento, destacam-se uma missa especial dedicada às agroindústrias e aos produtores rurais e a participação de agroindústrias locais na produção de um churrasco da “Baita Linguiça”, um destaque gastronômico planejado como a maior linguiça do mundo. A SEDETUR também pretende criar uma rota turística no interior da Igreja Matriz de Alegrete, promovendo visitas que realcem a história e a imagem da padroeira, integrando o contexto religioso com a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Homem é alvejado na cabeça dentro de casa no bairro Sepé Tiaraju
Leonardo Cera ressaltou o potencial do turismo religioso como um segmento em expansão, que atrai fiéis em diferentes regiões e pode ser adaptado para impulsionar o turismo em Alegrete. A Secretaria acredita que a iniciativa ajudará a consolidar o turismo religioso como uma nova alternativa econômica para o município.