
Eventos contrariam regras municipais e decreto do governo do estado, que estabelece medidas de contenção ao avanço da pandemia. Em Gravataí, proprietário foi multado em R$ 14 mil.
Festas clandestinas foram interrompidas na noite de sábado (5) e na madrugada deste domingo (6) em cidades do interior do Rio Grande do Sul. Elas aconteciam em desacordo com legislações municipais e com o decreto estadual que impõe restrições a eventos em cidades classificadas com bandeira vermelha.
Em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, cerca de 60 pessoas foram flagradas em uma festa no bairro Morungava. A maioria descumpria os protocolos de distanciamento e uso de máscaras.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, André Brito, o local foi interditado e o proprietário foi multado em R$ 14 mil por ser reincidente.
“No município tem uma lei que proíbe esse tipo de festa na área rural”, destaca.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a ronda ostensiva da Guarda Municipal e a Brigada Militar atenderam a nove ocorrências. Em uma delas, no interior do município, cerca de 200 pessoas estavam em uma festa por volta das 3h.
A prefeitura notificou o proprietário e apreendeu os equipamentos de som. Os participantes foram dispersados.
Em outros municípios, como Caxias do Sul e Canela, estabelecimentos que registravam aglomerações foram fiscalizados e os proprietários, autuados.
O Rio Grande do Sul se aproxima dos 350 mil casos de coronavírus. Neste domingo, a Secretaria Estadual da Saúde registrou 2.236 novos infectados e mais 17 mortes.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI permanece em torno de 80%.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/m/o/DKPqJdRhuu85uMGfKiFQ/festa-uruguaiana.jpeg)
Festa foi interrompida em Uruguaiana — Foto: SEGTRAN/Divulgação
Fonte: G1