
Filho faz um apelo em busca de doadores de sangue para Alexsandra Lopes Machado, internada na UTI da Santa Casa de Alegrete.
Alerrandro Machado, falou com a reportagem e, muito mais que o pedido de doadores com urgência, ele também agradece àqueles que realizam correntes de orações. “A Fé não pode faltar” – diz o jovem.
O alegretense falou que a mãe sentiu uma dor abdominal e foi para o hospital e, depois de alguns exames, veio o diagnóstico de diverticulite e a cirurgia. Depois do procedimento cirúrgico algumas complicações exigiram que Alexandra passasse por transfusões de sangue. Por esse motivo, o apelo para que todas as pessoas que puderem ir até o Hemocentro Regional, façam a doação de qualquer tipagem. O mais importante é repor o estoque, lembrando que o O negativo é um dos mais requisitados. Importante que todos que puderem doar, comuniquem à equipe o nome da paciente.
Hemocentro Regional de Alegrete é responsável por abastecer mais seis municípios da região, abrangendo São Francisco de Assis, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Quaraí.
Principais requisitos para a doação: estar bem alimentado, ter no mínimo 50 kg, idade de 18 a 61 anos se for primeira doação. A partir dos 16 anos, também pode doar, desde que acompanhado de um dos pais.Tatuagem impede de doar por um ano.
Recomendações básicas: estar bem de saúde e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e estar bem alimentado.
Os interessados em participar da campanha para ajudar a alegretense e também o Hemocentro a ampliar seu estoque, podem se dirigir a rua General Sampaio, 10, das 7hs às 13hs. É importante lembrar que o cadastro para doadores funciona das 7hs às 12h45min.