FRACAB comemora 65 anos de lutas e conquistas comunitárias

Neste 13 de setembro, a Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (FRACAB) comemora 65 anos de lutas, vitórias e valorização das lideranças comunitárias.

Com sede e foro na Capital do Estado do Rio Grande do Sul e jurisdição em todo o território do estado, a FRACAB foi fundada em 13 de setembro de 1959.

A FRACAB é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos, de representação comunitária, com caráter assistencial, social, cultural, esportivo e filantrópico. Possui personalidade jurídica própria, distinta das suas filiadas, é apartidária, pluralista, autônoma em suas decisões e não religiosa. Com um número indeterminado de filiadas, é composta por associações de moradores e uniões municipais representativas dessas associações.

Família retorna da grande Porto Alegre e utiliza em Alegrete uma charrete como meio de transporte

O surgimento da FRACAB, em 1959, foi resultado da determinação, capacidade e lucidez de homens e mulheres que vislumbraram as potencialidades do “viver em comunidade”, especialmente nas regiões mais precárias de Porto Alegre, onde as pessoas enfrentavam a carência de serviços básicos à cidadania. O esforço dessas pessoas resultou na concretização de princípios sociais e comunitários através da organização das associações de moradores e amigos de bairros da capital gaúcha.

A história da FRACAB é rica, cheia de personagens que desinteressadamente dedicaram seus esforços à construção de um movimento comunitário autêntico, acreditando que apenas a organização popular poderia interferir, modificar e direcionar as decisões políticas em favor das comunidades.

Mostra CIEP 30 anos faz releitura das três décadas da escola

Como a entidade maior das associações de moradores, a FRACAB desempenhou um papel fundamental no fortalecimento e na criação de novas entidades representativas e reivindicatórias dos moradores. O movimento comunitário cresceu, especialmente durante o período do regime militar, servindo como uma forma de politização da população, na sua organização e nas lutas reivindicatórias.

A FRACAB defendeu a causa dos mutuários do Sistema Habitacional, articulando movimentos que transcenderam as fronteiras do estado. A perseverança e o desprendimento moldaram a estrutura da Coordenação Nacional dos Mutuários, entidade criada sob seu patrocínio.

Juntamente com outras entidades, a FRACAB participou da luta pela restauração da democracia, com campanhas como as Diretas Já e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte.

Entre tantas campanhas desenvolvidas, destacaram-se o combate aos despejos nas vilas populares, a apresentação de projetos, pesquisas e a realização de seminários em defesa do transporte coletivo.

Homem de 39 anos é preso pela Brigada Militar após série de roubos em Alegrete

Há 21 anos, a FRACAB realiza o “Concurso da Mais Bela Comunitária”, um evento de confraternização e integração das Uniões Municipais das Associações de Moradores e participação em diversos conselhos.

A FRACAB, representando os consumidores e usuários dos serviços públicos, participa de importantes conselhos de abrangência regional e estadual, como:

Conselho de Consumidores da AES Sul

Conselho de Consumidores da CEEE

Conselho de Consumidores da RGE

Conselho de Tráfego do DAER

Conselho de Transporte da Região Metropolitana (CETM)

Conselho Estadual da Assistência Social

Conselho Estadual de Saúde

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

Fórum de Defesa do Consumidor

Comitê Estadual do Trânsito Seguro

Secretariado Latino-Americano de Vivendas Populares

Coordenação Nacional dos Mutuários

A história da FRACAB é extremamente rica, repleta de momentos importantes que se conectam com os principais acontecimentos históricos, tanto a nível estadual quanto nacional. É desafiador selecionar dados e acontecimentos que nos permitam ter uma visão abrangente da trajetória da FRACAB.

A FRACAB realiza todas essas atividades graças à sua teoria de luta, princípios, filosofia, consciência e ação, que propõem exercitar junto com a comunidade a liberdade de decidir sobre o que fazer, como fazer, com quem fazer e quando fazer, além de valorizar a pessoa humana, o humanismo, a autonomia, o antipaternalismo, a união e a participação.

Todas essas grandes atividades e conquistas valiosas da FRACAB são fruto da participação e parceria de pessoas com espírito público e consciência política comunitária.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários