Frio intenso em Alegrete acende alerta sobre o uso de lareiras, fogões e aquecedores elétricos

Nos dias de frio intenso, o uso de aquecedores elétricos, fogões a lenha e lareiras, inclusive os modelos ecológicas requerem cuidado redobrado, sobretudo com crianças e idosos.

O alerta é em razão da forte onda de frio no município que obriga o uso de aquecedores elétricos, uso maior do fogão a lenha e, consequentemente, as lareiras, inclusive as de sistema ecológico que podem causar acidentes com queimaduras.

Na Unidade de Pronto Atendimento de Alegrete, na última semana uma criança de 5 anos, deu entrada com queimaduras num acidente em casa com fogão a lenha. Na UPA, segundo apurou a reportagem são raros os casos de pacientes com queimaduras nos últimos 60 dias.

Intensificação das ações de recolhimento de animais em Alegrete

Com a queda das temperaturas, muitas pessoas improvisam fontes de calor com variados objetos, mas o risco de acidentes e incêndios é muito grande. Por isso a importância de se consultar os manuais de instruções antes de ligar, acender ou ativar aquecedores, estufas, lençóis térmicos, lareiras e outros utensílios. É fundamental que sejam adquiridos produtos certificados e com garantia.

Em contato com o comandante do 2º Pelotão da BM 1º tenente Delzevan Silva de Àvila, devido ao risco de acidentes ocasionados pelo uso de lareiras e aquecedores, o corpo de bombeiros apresenta algumas dicas de prevenção.

O oficial explica que quando ativada, a lareira produz dióxido de carbono. Por isso é necessário que seja sempre deixado um ponto para circulação de ar.

Pai que lutava por justiça pelo assassinato da filha grávida morre em Alegrete

“Nunca deixe uma lareira acesa sem a presença de pessoas; não encoste na lareira e no queimador enquanto ele estiver aceso, e jamais reabasteça com o combustível se o fogo ainda estiver aceso ou sem que, depois da extinção do fogo, tenha passado ao menos 20 minutos, para resfriamento da lareira, pontua.

Confira outras dicas de prevenção:

Não deixe materiais inflamáveis a menos de um metro de distância da chama;

Cortinas e tecidos precisam ser mantidos a distância de pelo menos dois metros da chama * Prateleiras e outros móveis devem ficar ao menos a um metro do queimador

Não fume enquanto estiver manuseando o combustível para reabastecimento * Evite grandes correntes de ar no local onde está sendo utilizado a lareira, pois elas podem causar a movimentação repentina da chama ou avivamento repentino podendo ser espalhado para outras superfícies combustíveis;

Os cuidados com equipamentos como a lareira ecológica, devem começar ainda no momento da compra. “O equipamento deve ser certificado pelo Inmetro, pois são vários itens que devem ser observados na composição, como parede dupla de aço inox e cerâmica no interior”.

Já na hora de utilizar o dispositivo é preciso cuidar o tipo de álcool utilizado, que deve ser o biofluído, específico para lareira, e não álcool comum encontrado em supermercados. No caso das tradicionais lareiras, de aquecedores e fogões a lenha é preciso adotar alguns cuidados: deixar uma fresta do cômodo aberto para renovar o oxigênio do ambiente, além de ter cuidado com os objetos próximos.

Deixar crianças à vontade em celulares e vídeo games é abandono digital, afirma promotor na Semaneca

“Se tomarmos os devidos cuidados esse tipo de equipamento pode ser seguro. Ainda assim, é preciso considerar que quando usamos algo que gere calor através da queima de algum produto sempre há o risco, ensina.

Em 2024, cerca de 1,5 mil casos de queimaduras foram atendidos no HPS da capital do RS. Onze óbitos foram registrados por acidentes envolvendo fogo e chamas. Em média, foram realizados 400 atendimentos e 82 internações pelo mesmo motivo. Ainda segundo a coordenação de enfermagem, praticamente 100% dos acidentes com lareiras ecológicas necessitam de internação, já que pode envolver explosão com produto inflamável.

No município, a corporação de bombeiros sugere importantes recomendações. Tais como; não deixar crianças e idosos próximos ao fogo ou a materiais potencialmente inflamáveis; evitar a utilização de líquidos inflamáveis para fazer fogo (álcool, gasolina); observar atentamente o manual de instruções de equipamentos do tipo lareiras ecológicas; evitar o emprego de instrumentos improvisados de aquecimento; não usar aquecedores, estufas e lençóis térmicos ligados na mesma tomada com outros aparelhos; cuidado ao reabastecer o combustível da lareira ecológica. Aguarde esfriar antes de reacender o fogo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários