Funcionamento parcial do comércio gera primeiras demissões

Há 18 dias do Decreto que determinou o fechamento do comércio em Alegrete, por conta da Pandemia do Coronavírus, o reflexo de perdas no comércio é inevitável.

A presidente do Sindicato dos Comerciários, Elaine Muller, diz que recebe ligações de trabalhadores perguntando se podem demitir. Ela diz que não há nada que impeça isso, mas também destaca que há mais incentivo por parte do governo federal a quem tem CNPJ do que aos trabalhadores.

A última informação é de que seis trabalhadores de uma loja de rede de eletrodomésticos foram demitidos no início desta situação. Estes ou vinham de laudo ou estavam em contrato de experiência. Também há informação de que uma loja de confecção infantil ficou só com a gerente.

A sindicalista observa que empresas pequenas já falam em fechar, porque vivem uma instabilidade e ninguém sabe até quando vai esta situação. -É preocupante, mas temos que entender que a saúde vale mais que qualquer coisa, ressalta. Então, nós pedimos  que fiquem em casa, porque de acordo com autoridades de saúde, ficar em isolamento social ainda é a melhor medida para evitar a disseminação do vírus”.

Vera Soares Pedroso