
Casada com um veterinário e mãe de dois meninos, Heitor de 9 e Camilo de 5 anos, a Secretaria se diz tranquila porque tem uma grande equipe, até porque ninguém faz nada sozinho, atesta.
Dentre as atividades que já estão em andamento, logo neste início de janeiro, citou a continuidade da manutenção dos quase 5 mil km de estradas do interior. Dentre as ações, a Secretária adianta que duas pontes na localidade do Caverá terão obras de manutenção que iniciam em breve.
Leia mais: Saúde Mental identifica aumento de pessoas consumindo drogas nas ruas de Alegrete
Com o hábito de ouvir as pessoas, Gabriel Weiler, lembra que vai fazer questão de escutar os produtores e os demais, porque é para eles que vão trabalhar. – É sempre bom ouvir e construir juntos algumas demandas, sem esquecer que devemos seguir as leis e o rito do serviço público, que às vezes, pode demorar na efetivação de serviços.
Dentre as metas para 2025, junto com SEBRAE estão: desenvolver a fruticultura em Alegrete com o plantio de uva, oliveira, nogueiras, morango. Isso além de promover desenvolvimento e renda a quem investir poderá fomentar o turismo rural.
A SAP vai continuar incentivando a agricultura familiar para que novos produtores integrem a atividade para fortalecer as vendas na Feiras e no Cartão Feira.
Outro foco para esse ano é fortalecer as agroindústrias, tanto as rurais como as empresariais, as que já têm o certificado para vender seus produtos para fora do Município. – Vamos buscar a criação de indicação geográfica, o IG para que assim como outras cidades são conhecidas pelos seus produtos, Alegrete seja a indicação da melhor linguiça campeira, enfatiza.
Ainda, junto com o SEBRAE, a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alegrete vai incentivar a ovinocultura e a comercialização de azeite de oliva. Hoje, segundo Gabriela Weiler cinco propriedades produzem pomares de oliveiras e duas iniciaram nessa atividade aqui no Município.
– Não existem verdades absolutas e tudo pode ser melhorado e construído, os cargos devem ser oxigenados, ao se referir que está secretária e não é dona do cargo”´.
O incentivo a Psicultura, não está no radar ?