Gaúchas mais próximas de competição na Rússia

Após conquistarem medalhas em competição nacional, alunas do Senac-RS concorrem a uma vaga para a WorldSkills Russia

Após vencerem a etapa nacional das Competições de Educação Profissional no último final de semana (24), três alunas do Senac-RS estão mais próximas da WorldSkills Russia – maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente. A aluna de Cabeleireiro Bruna Rupolo e a aluna de Cozinha Sofia Lerner conquistaram medalha de ouro na disputa. Já a aluna do Técnico em Enfermagem Daniela Borges conquistou a prata na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social. Agora, elas iniciam uma jornada de intensos treinamentos até março de 2019, quando uma nova prova – entre o primeiro e o segundo colocado das competições – vai definir quem seguirá para representar o Brasil na WorldSkills 2019.

Foram quatro dias de disputa e mais de 50 provas realizadas na última semana, na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. No sábado (24), a cerimônia de encerramento anunciou os nomes dos grandes vencedores, consagrando o Senac do Rio Grande do Sul como o Estado com o maior número de medalhas ao subir ao pódio em todas as ocupações que disputou. Além das medalhistas de ouro e prata, o RS conquistou o 3° lugar com os alunos Veridiana Tironi, em Estética e Bem-Estar, e Leonardo Linhares da Silva, em Serviços de Restaurante. As competições reuniram 43 estudantes de 20 estados.

Na foto, da esquerda para a direita, Veridiana Tironi, Daniela Borges, Leonardo Linhares, Bruna Rupolo e Sofia Lerner. Crédito: Rocio Fotografia

A conquista do ouro é motivo de comemoração para as alunas.  “A felicidade de vencer a competição não cabe no peito, é uma sensação de dever cumprido. O resultado mostra que valeu a pena cada minuto desses quase um ano e meio de treinos diários que às vezes não saíam como o esperado, as vezes eram frustrantes, mas que com certeza sempre eram incríveis”, comemora Sofia, vencedora em Cozinha. Bruna (Cabeleireiro) também declara que a experiência valeu a pena: “foi um momento único e incrível que vou levar para o resto da minha vida. Foi uma semana longa, árdua, de módulos que eu já havia treinado, mas alguns deles surpresa. A partir de agora, é focar no desempate e dar o melhor, para garantir a vaga na internacional”

Já em Cuidados de Saúde e Apoio Social, a representante gaúcha Daniela Borges ganhou medalha de prata. Na ocupação de Estética e Bem-Estar e em Serviços de Restaurante, o Rio Grande do Sul conquistou medalhas de bronze, respectivamente, com os alunos Veridiana Tironi e Leonardo Linhares.

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, o excelente desempenho do Estado é resultado do trabalho que vem sendo realizado. “É uma satisfação muito grande estarmos no pódio nas cinco ocupações, pois sabemos do investimento que os outros estados fazem e da importância que as competições têm tomado dentro do Senac. Obter duas medalhas de ouro, uma medalha de prata e duas de bronze, sendo o único Estado que conseguiu esse rendimento nesta edição, é motivo de orgulho e demonstra a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo no Rio Grande do Sul”, complementa.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:

A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas.

Resultado etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Data: 19 a 24/11

Local: Vitória – Espírito Santo

Cabeleireiro

1º lugar – Bruna Rupolo – Rio Grande do Sul

2º lugar – Marcela Santos – Sergipe

3º lugar – Lorenna Hainfellner – Rio de Janeiro

Cozinha

1º lugar – Sofia Lerner – Rio Grande do Sul

2º lugar – Manuelle Novaski – Santa Catarina

3º lugar – Laíse Lopes – Rio de Janeiro

Cuidados de Saúde e Apoio Social

1º lugar – Miriam de Paula da Silva – Minas Gerais

2º lugar – Daniela da Silva Borges – Rio Grande do Sul

3º lugar – Jaqueline da Silva – Santa Catarina

Estética e Bem-Estar

1º lugar – Larissa Botelho – Espírito Santo

2º lugar – Isadora Guedes Pereira – Santa Catarina

3º lugar – Veridiana Tironi – Rio Grande do Sul

Serviços de Restaurante

1º lugar – Lucas Barbosa dos Santos – Bahia

2º lugar – Gustavo Almeida Carlos – Rio Grande do Norte

3º lugar – Leonardo Linhares da Silva – Rio Grande do Sul e Apolo Campos Rabelo – Maranhão

 

Assessoria de Comunicação Senac-RS

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*