
Em comemorações do seu bicentenário, o município de Herval completou seus 199 anos de elevação à Freguesia no dia 18. E para celebrar o aniversário da cidade, a Prefeitura organizou uma programação especial com o tradicional Rodeio Internacional de Herval, desfile de cavalarianos, shows e outras atrações.
Na XXIV edição do Rodeio Internacional de Herval realizada nos dias 15, 16, 17, 18 e 19, houve um festival de gineteadas com os melhores da modalidade no RS, shows, bailes e mais de 100 mil em prêmios.

O ginete alegretense Silva “Lelé”, venceu a prova principal de gineteada e como prêmio recebeu a chave de um carro 0 km. A competição na Arena Herval reuniu 80 ginetes Na primeira rodada, 25 avançaram. Os dez melhores passaram para semifinal e cinco ginetes disputaram a grande final do rodeio.

Lelé montou o cavalo Pantera da Tropilha La Refrega, depois encarou o “Último Gole”, da Tropilha da Grota. Entre os 10, na semifinal, o alegretense montou o cavalo Guabiju e na finalíssima pegou pela frente o cavalo “Dominó”, da Tropilha da Grota. Alex Silva recebeu as melhores notas dos jurados e foi consagrado vencedor do Rodeio Internacional de Herval.

De acordo com Fabiano Marques (Guabiju ), jurado de gineteada que acompanhou as montarias no Herval, Lelé já arrancou bem na disputa entrando em 3⁰ na classificatória e passando em 4⁰ na semifinal, onde foi certeiro montando o cavalo Guabiju da Tropilha da Grota. Foi para final em 1⁰, onde montou Dominó também da Tropilha da Grota. “Um cavalo difícil, mas o alegretense dominou na espora aos gritos de é campeão na Arena do Herval”, destacou Marques.

Vice-campeão nas últimas duas edições do Rodeio da Vacaria, o ginete alegretense tem dedicado poucas horas de treino, em função da lida. O trabalho consome boa parte do dia. E para Herval, ele já havia decidido não participar.
O motivo era que seu filho Felipe estava de aniversário dia 16 e a comemoração seria no domingo (18). Um amigo de Lelé, queria queria ir em Herval realizar o sonho de ir no rodeio e pediu carona para Alex. A festa teve que ser remarcada para sexta-feira, antes da viagem para o rodeio. “Graças a Deus deu tudo certo. Agradeço minha família. Aos amigos, todos que torcem por mim”, comentou o campeão de Herval 2025.
Fotos: Tento y Crina e MPfotografias