
Atividades vão ser retomadas a partir de segunda-feira (3) pela educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Retorno será gradual e escalonado.
A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) divulgou, nesta quinta-feira (29), o calendário para a volta às aulas presenciais na rede estadual. Para evitar aglomerações, o retorno será gradual e escalonado. As aulas vão ser retomadas a partir de segunda-feira (3) pela educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Na quarta (5), será a vez das turmas de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Na sexta (7), voltam os finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
Na outra semana, a partir do dia 10 de maio, turmas do ensino médio, técnico e curso normal retornam às aulas presenciais. [Veja abaixo o calendário completo].
As aulas serão no modelo híbrido: estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente.
A carga horária diária para o ensino fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No ensino médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.
Calendário de retorno para as aulas presenciais na rede estadual
- Até 30/4 – organização das escolas
- 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
- 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
- 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
- 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
- 13/5 – Ensino técnico e Curso Normal
Calendário para escolas com o seguinte perfil: somente ensino médio; escolas EJA e Neejas; escolas com somente educação profissional; escolas especiais
- 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
- 5/5 – Aulas presenciais
O governo estadual acrescentou que as equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.
Decreto estadual
O governo do Rio Grande do Sul publicou no final da noite de terça-feira (27) um decreto com alterações no modelo de distanciamento controlado e a adoção da bandeira vermelha no estado, possibilitando a retomada do ensino presencial em todos os níveis e modalidades.
A medida também suspendeu o sistema de cogestão, no qual municípios e associações regionais poderiam ditar regras mais brandas do que as determinadas em nível estadual.
O decreto passou a vigorar na quarta (28). As regras irão valer, pelo menos, até o dia 10 de maio.
Fonte: G1