
Foram 38 jogos em nove dias. Neste período, cinco dias chuvosos, tempo úmido e frio acabaram castigando o gramado do Estádio Municipal Farroupilha, na realização da 39ª edição do EFIPAN.


Realizado neste ano em uma data atípica, o torneio que foi cancelado em janeiro devido a enchente, ocorreu de 27 de julho a 4 de agosto, e mais uma vez as águas do Rio Ibirapuitã subiram e ficaram bem próximas ao muro do lado leste do estádio.

Na primeira fase, ocorrida em seis dias, foram cinco jogos por dia. Sem tempo para grama respirar, o estrago foi total, no principal campo de futebol do município. Cedido a Escola de Futebol Flamengo, a prefeitura gastou em torno de 120 mil reais, para deixar o Farroupilha apto a maior competição de futebol infantil da América.


O local passou por vistorias, gastos na rede elétrica e nas estruturas. Até telas tiveram que ser recolocadas em determinados locais. O gramado recebeu um corte na grama, em menos de vinte e quatro horas, antes da bola rolar.
Na manhã da última quarta-feira (14), a reportagem do Portal Alegrete Tudo, voltou ao estádio. Após cobrir o evento integralmente, voltamos ao campo. A parte estrutural segue dentro dos padrões, apenas um vidro do vestiário 1, foi danificado. De acordo com o Diretor do Estádio Jeferson Rosa, o clube já foi notificado e irá pagar o estrago.

Banners, placas de publicidades ainda estão no local. Até a bandeirinha de escanteio permanece tremulando no frio e úmido estádio. A pintura das linhas do campo estão em perfeitas condições resistiram bravamente e são visíveis. Bastou entrar nas quatro linhas para observar os estragos. Embarrado, com buracos e falhas na grama, o campo vai precisar de um trabalho específico para a bola voltar a rolar ali.


Os quero-quero aproveitam o solzinho que teima em sair, após uma madrugada fria e de geada, que cobriu o campo e até os canos de irrigação. O zelador Admorvan Romero Soares, inicia seu serviço diário, abrindo as portas dos vestiários, percorre o campo e varre o espaço em torno do setor do pavilhão.


Em contato com o Secretário de Agricultura Daniel Gindri, será necessário um cuidado redobrado agora. Ele não revela os próximos passos, porém, assegura que já conversou com o prefeito e vai colocar equipes no estádio para tratar a grama novamente.

O prefeito Márcio Amaral, em entrevista ao site no final da tarde de quarta, confirmou os trabalhos no Farroupilha. “Final do mês, ou início de setembro estaremos fazendo os reparos pontuais no gramado”, destacou Amaral. Ao certo que o Farroupilha está fechado para jogos. Não se tem uma ideia de tempo para ser liberado. Um laudo técnico, feito por técnicos da agricultura será entregue ao prefeito nos próximos dias.
