
Aulas presenciais, que deveriam retornar na próxima segunda (22), foram suspensas. Prefeitura também proibiu atividades esportivas e eventos, públicos e privados. Mudança vale a partir desta quarta (17).
A Prefeitura de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, publicou um novo decreto com medidas mais restritivas no combate ao coronavírus. As determinações entraram em vigor nesta quarta-feira (17) e se estendem até o dia 28 de fevereiro.
Entre as medidas, está a suspensão da volta às aulas presenciais, que estava programada para ocorrer a partir da próxima segunda-feira (22).
A decisão vem após um morador da cidade ter sido infectado com uma nova variante da doença, a P1, considerada mais transmissível do que a P2, variante predominante no estado. O homem de 88 anos morreu na última semana.
- SAIBA MAIS: Linhagens, cepas e mutações do coronavírus. Veja o que são e quando devemos nos preocupar
- Especialistas dizem que variante brasileira tem potencial de reinfectar quem já teve Covid
Mudanças
- Foram canceladas as aulas presenciais em instituições de ensino privado e estadual, além do transporte escolar e universitário.
- Estão suspensas as atividades esportivas em ginásios e quadras esportivas públicos e privados, além da realização de jogos, competições e eventos esportivos.
- Fica proibido também a realização de eventos, em locais públicos e privados.
- O novo decreto suspende também a realização de cirurgias e procedimentos eletivos no Hospital Arcanjo São Miguel, nas clínicas de saúde e estabelecimentos congêneres, exceto em emergências, urgências e obstetrícia.
- Nos hotéis e condomínios ficam proibidas a utilização de áreas comuns e de lazer, além da realização de assembleias, reuniões, conferências, capacitações e similares em espaços públicos e privados de forma presencial.
Outras proibições
- Realização de shows, palestras e cerimônias de quaisquer tipos, além de missas, cultos e serviços religiosos.
- Eventos, espetáculos e apresentações de qualquer natureza em casas noturnas, casas de festas, clubes, restaurantes, bares e pubs estão impedidos de ocorrer.
- Uso de piscinas, saunas e academias de ginástica de todo e qualquer estabelecimento público ou privado, tais como parques, hotéis, condomínios e associações.
- Atividades de academias de ginástica também estão proibidas, com exceção de academias que trabalham com agendamento prévio de alunos e horários.
- Parques, museus, arquivo público e biblioteca municipal, poderão funcionar com 50% dos trabalhadores e 40% de lotação.
- Restaurantes, salões de café da manhã, refeitórios, bares, lojas, supermercados, hotéis e similares, estará permitido o funcionamento com 50% dos trabalhadores e 50% da lotação.
- Transporte coletivo de passageiros, inclusive em passeios turísticos, poderá utilizar 50% da capacidade dos assentos e 100% dos trabalhadores.
A Secretaria de Saúde ampliou o horário de atendimento do Ambulatório Covid-19, anexo ao Centro Municipal de Saúde (Postão), até a meia-noite todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. O espaço está aberto das 7h a meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
Gramado registrou 52 mortes por coronavírus.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/M/V/951wpsTf6RXnX7iDx3Pg/pref-gramado.jpeg)
Prefeitura de Gramado — Foto: Divulgação / Prefeitura de Gramado
Fonte: G1