
Mais que nunca orar e agradecer se tornou uma ação que se faz necessária, principalmente, agora na pandemia se estivermos com saúde ou aos muitos que venceram a temida Covid-19 e, também, tantas outras doenças e problemas na vida.

A gratidão deve ser praticada logo ao levantarmos, porque acordar todos os dias é uma das maiores bençãos da vida. Em forma de oração ou direto a pessoas que nos conceberam algum bem, ela deve ser sempre praticada e deve vir do coração- da alma – sem plateia ou aplausos.
Semana será marcada com tempo seco e temperaturas mais elevadas em Alegrete
Agradecer é uma ferramenta da gratidão, mas não se resume a isso, exclusivamente. No entanto, vale observar como esses pequenos gestos aplicados no dia a dia têm enorme valor e poder — tanto para o seu desenvolvimento quanto para influenciar outras pessoas.
Focar mais em pensamentos positivos e em atitudes de gentileza e generosidade pode modificar, por completo, a sua maneira de enxergar o mundo e também a forma como você age e reage diante das mais variadas situações. As adversidades, inclusive.

Vamos transformar nossos pensamentos e investir no poder da gratidão?
Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, com dicas riquíssimas para você se tornar uma pessoa mais grata, a cada dia.
Qual é a importância da gratidão?
A gratidão está entre os princípios e valores mais importantes em nossas vidas. Como dissemos, não é só uma atitude, mas, sim, um sentimento que podemos — e devemos — desenvolver para inserir a apreciação como parte elementar de nossos pensamentos e atitudes.
Isso pode surgir, inclusive, em questões que são tidas como naturais ou mesmo básicas em nosso cotidiano. Por exemplo: que tal a gratidão diária por ter uma família unida ou, até mesmo, um emprego considerando que o Brasil convive com uma crise grave na qual quase 13 milhões de pessoas estão desempregadas?
De maneira aplicada ao seu dia a dia, a gratidão pode ser cultivada a partir de obstáculos que interpelam nosso caminho, mas não nos deixamos contaminar pelo negativismo. Após uma discussão familiar, horas no trânsito ou um projeto cujo resultado não saiu como o esperado, evite remoer a frustração.
No lugar, você pode espantar o desânimo e agradecer pela oportunidade e, especialmente, pelo aprendizado que você pode extrair a partir dessas situações. Essas lições são experiências — evidentes ou não — das quais podemos nos fortalecer e sairmos ainda mais resistentes.
Quais são os benefícios da gratidão?
Com esse exercício diário, a insatisfação, a ansiedade e até mesmo outras adversidades que tendemos a conviver, como o sentimento de inferioridade, podem ser desobstruídos de nossos pensamentos.
Para que isso fique ainda mais esclarecedor, confira abaixo alguns dos principais benefícios nessa mudança de chave comportamental:
- o estresse é aliviado, uma vez que você não deixa que algumas questões cotidianas influenciem na sua qualidade de vida;
- as emoções positivas afloram e você passa a gerar mais bem-estar para si e também para os entes queridos com os quais sua rotina é compartilhada;
- os relacionamentos são fortalecidos. Afinal, mesmo diante de conflitos os seus pensamentos e atitudes são apreciados por não serem impulsivos, mas racionais e focados na resolução do problema;
- a empatia é também enriquecida, já que a gratidão tem tudo a ver com tirar o melhor de cada situação;
- a saúde física e emocional também é fortalecida. Pois é sabido que a mente sadia beneficia as respostas (e a própria resistência) do nosso organismo;
- as prioridades podem ser invertidas. Por exemplo: dinheiro é importante, mas pode ser uma ideia mais eficiente concentrar-se no sucesso profissional para que o enriquecimento se transforme em consequência;
- a gratidão nos torna mais conscientes daquilo que temos, e do quanto podemos agradecer pelas pequenas coisas.
Percebe o quanto isso influencia a sua autoestima e pode ser um divisor de águas na maneira com a qual você enxerga o mundo em seu entorno? Ter uma visão mais positiva da vida evita a acomodação de nossa posição e, especialmente, estimula-nos a almejar sonhos e metas cada vez mais ambiciosos.
Vera Soares Pedroso
Com informações do site febracis.com
Fotos Vera Ribeiro
Vera, dissestes tudo que os corações precisam ouvir!
Gratidão minha prima
Quem estudou latim se lembra que a palavra “feliz” é felix, que significa também “fértil”. Felicidade é sinônimo de fertilidade. Fertilidade não é apenas gerar outras pessoas. Fertilidade é impedir que a vida cesse na sua múltipla condição. Fertilidade é dificultar a desertificação dos nossos sonhos. Fertilidade é fazer com que não haja a esterilização do nosso futuro. Ser feliz é sentir-se fértil.
E, digo mais querida Vera, ao se sentir feliz, a pessoa, pode transmitir esse sentimento de diferentes formas, como: sendo empática, sendo cooperadora, enfim, liberando, irradiando tudo de bom que a felicidade trás consigo, em prol de si e do seu próximo!
Um grande abraço irradiado de fertilidade a você querida prima Vera pela excelente reflexão que trás seu texto, e a todos do alegretetudo!
De Linhares/ Espírito Santo/Brasil