Gregório, o eterno tropeiro, desfila no 20 de setembro há 68 anos

Gregório Bagesteiro Moraes, de 94 anos, participou de mais um desfile tradicional no dia 20 de setembro, alcançando a marca de 68 anos de desfiles. Ele participou pela primeira vez em 1956, no primeiro desfile organizado pelo CTG Farroupilha, em Alegrete. O evento marcou o início de uma tradição que se mantém viva até hoje.

Ao longo de sua vida, Gregório sustentou sua família por meio do tropeirismo, uma atividade que teve grande importância econômica no Brasil. Durante os séculos XVII até o início do século XX, as tropas de tropeiros percorriam longas distâncias, levando animais e mercadorias, contribuindo para a integração e o desenvolvimento da região sul do país. O tropeirismo, além de ser uma atividade econômica relevante, foi fundamental para o processo de ocupação das terras e para o transporte de riquezas e produtos entre as diversas regiões do Brasil.

Setembro Amarelo| Jovem depressiva descreve os dias sombrios e as provações para manter-se viva

No desfile deste ano, como de costume, Gregório vestiu-se com trajes típicos: botas, bombacha, tirador, lenço no pescoço e chapéu com barbicacho. Durante décadas, ele desfilou carregando a bandeira do CTG Farroupilha, o mais antigo da cidade, que neste ano completa 70 anos de fundação.

O momento foi registrado ao lado do patrão do CTG Farroupilha, o radialista Giovane Moraes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários