Homicídio no Presídio de Jaguari: Entenda como aconteceu o crime

 jaguari1

Durante tentativa de fuga, detento matou colega com golpe de faca na cozinha do Presídio.
Celso Garcia Saldanha, de 51 anos, morreu dentro da instituição prisional.
A manhã de sábado iniciava tranquila no Presídio Estadual de Jaguari, até a hora do café quando dois detentos anunciaram um plano de fuga. Valdecir Nunes Galto, de 45 anos, e Samuel Arcanjo Diniz Fernandes, de 24 anos, entraram na cozinha e informaram outros detentos que iriam fugir. Celso Garcia Saldanha, de 51 anos, preparava o café e não concordou com o plano dos colegas. Iniciou-se uma briga e ele foi morto com um golpe de faca.
Após o homicídio, Valdecir e Samuel isolaram uma das galerias do presídio e mantiveram quatro detentos como reféns, ameçando matá-los se os agentes da SUSEPE não permitissem a fuga.
Pouco tempo depois, agentes da SUSEPE da região, Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Civil estavam no local. A SUSEPE conteve a situação, controlando os presos para que o cenário não se agravasse. A Brigada Militar iniciou uma negociação que resultou com os dois criminosos se entregando. Pouco antes das 11 horas, a situação já estava controlada.

O homicídio foi registrado na Polícia Civil, sob a coordenação do delegado de polícia João Carlos Brum Vaz. O Corpo de Bombeiros de Santiago também atuou na ocorrência.

O corpo de Saldanha passou por necropsia em Santiago. Os presidiários que iniciaram a confusão foram transferidos para Porto Alegre.

O Blog Rafael Nemitz esteve na instituição prisional e entrevistou o Delegado Substituto da Susepse, 2º Região, Vanderli Trindade de Oliveira. Ele contou detalhes da confusão e como ela foi controlada. Assista:

Fonte: Rafael Nemitz