Hospital de Restinga Seca não internará mais pacientes pelo SUS

Decisão da diretoria começa a vigorar a partir desta quarta-feira. Urgência e emergência estão mantidos

restinga seca

A partir desta quarta-feira, o Hospital de Caridade São Francisco, de Restinga Seca, não internará mais pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão da diretoria ocorreu em função dos atrasos nos repasses de verba do Estado e da União. Os valores referentes a outubro e novembro ainda não foram pagos, afirma a direção. Além disso, o convênio com o SUS venceu no dia 10 de dezembro e, desde então, não foi renovado. A administração do hospital salienta que os serviços de urgência e emergência, prestados no pronto-atendimento, serão mantidos pelo SUS.

Conforme o administrador, Márcio Nicoloso, a verba é indispensável para manutenção do São Francisco, e a instituição não pode se comprometer com o risco de internar pacientes e não ter recursos para medicamentos e outros atendimentos.

— Temos 50 leitos e pelo menos 60% deles são ocupados por pacientes do SUS — explica Nicoloso.

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde afirma que não recebeu nenhuma informação oficial de Restinga Seca sobre a situação do hospital.

— Vamos aguardar. Na próxima quarta-feira, teremos um encontro com os secretários municipais e veremos qual a situação — explica o coordenador-adjunto, Moacir da Rosa Alves.

O vice-prefeito de Restinga Seca, Derli Edio Paul, explica que o Executivo foi informado da decisão na última sexta-feira. Ele afirma que vai aguardar o posicionamento do secretário municipal de saúde e do prefeito, que estão em Brasília, para decidirem os próximos passos.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA