Com plenário lotado, Cléo Trindade assume presidência da Câmara

Numa solenidade carregada de emoção e consternação pela morte da prefeita Cleni Paz, o vereador Cléo Trindade (MDB), assumiu oficialmente a Câmara de Vereadores de Alegrete.

O Plenário Gaspar Cardoso Paines esteve lotado com lideranças comunitárias, tradicionalistas, empresários e autoridades militares e Corpo de Bombeiros.

Em pouco mais de três horas foi concluída a transmissão de cargo do novo presidente. Apenas um vereador não se fez presente por motivo de doença na família e justificou a falta. Luciano Belmonte fez uma apresentação do balanço da gestão e passou a mesa diretora para o novo presidente Cléo Trindade.

A mesa diretora foi constituída pelo prefeito Márcio Amaral, vereadores Luciano Belmonte, Glênio Bolsson, Mirian Shure e o presidente Cléo. Cada vereador presente usou a tribuna para saudar o colega, bem como dedicar um gestão exitosa. Em cada fala, o sentimento de perda foi unanimidade. A vereadora Mirian Shure relatou que faltavam palavras no momento. Emocionada, a vereadora desejou sucesso na caminhada ao presidente Cléo.

O prefeito Amaral também citou Cleni como referência. Disse ele, que quis o destino que representasse o município, mas nunca se imaginou como prefeito logo agora na metade do mandato. Estreitou os laços com o legislativo e se disse de portas abertas para atender os anseios da comunidade.

O vereador Luciano Belmonte ao deixar o cargo fez um balanço do trabalho desempenhado ao longo do ano e disse ter sido uma ativa e positiva atuação do Legislativo, principalmente quando se leva em consideração a atual crise e o escasso volume de recursos repassados pelo Governo Federal aos municípios.

Não falta vontade de fazer, falta estrutura, os vereadores encaminham os anseios e servem de elo de ligação da população com o Poder Executivo, porém como a própria nomenclatura diz, quem executa os serviços é o Executivo, cabendo aos vereadores  legislar e fiscalizar.

Também, disse Belmonte que só em 2018, foram aprovados 1.211 indicações e requerimentos, os quais são solicitações de melhorias e consertos de ruas, bueiros, poda de árvores, limpeza de locais públicos e retirada de entulhos, patrolamento de estradas, recuperação de calçamento, troca de postes e lâmpadas queimadas, pedido de informações e esclarecimentos aos mais diversos setores e órgãos públicos, 111 projetos do legislativo foram apresentados, 9 audiências públicas, criação das Frentes Parlamentares em Defesa do Trânsito Seguro, em Defesa dos Interesses dos Moradores à Beira da Linha Férrea, de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, e para instalação de àgua potável em comunidades urbanas e rurais de Alegrete.

O presidente Cléo Trindade agradeceu os parceiros, Citou o nome de alguns que estavam presentes. Disse da responsabilidade do trabalho, compromisso e respeito por cada um. Citou a base familiar para alicerce de sua carreira política. “Jamais decepcionarei vocês” sentenciou Trindade.

Cléo em 2014, assumiu a cadeira do então vereador Adão Faraco, por 16 dias. Na penúltima eleição recebeu 853 votos, foi o décimo terceiro mais votado, ficou fora por critérios eleitorais. Em 2015, novamente voltou ao plenário por 27 dias.

Na sequência do legislativo acabou herdando a cadeira do vereador Leonardo Gonçalves por 1 ano e quatro meses. Finalmente na última eleição emplacou no cargo com 1507 votos. Cléo Severo Trindade do MDB foi eleito pela totalidade dos parlamentares e com forte atuação no meio tradicionalista prometeu atender as demandas da comunidade e pleitear recursos.

Coordenador dos Festejos Farroupilhas, Presidente da Campereada e incentivador da Cavalgada do Bem, o novo Presidente tem 48 anos, formado em administração de empresas, com 9 anos de política quer trabalhar pelo bem das pessoas.

Além do presidente, a mesa diretiva ficou constituída pelo primeiro vice Glênio Bolsson, segundo Nívea Souza, primeira secretaria Mirian Shure e segundo Celeni Viana.

A posse encerrou com o hino rio-grandense e prestigiado pelos presentes, o novo presidente paparticipe uma longa sessão de fotos.

Júlio Cesar Santos