O Natal é a data mais esperada pelo comércio. Neste ano, no entanto, o ritmo está mais devagar. A nove dias de um das datas que normalmente é sinônimo de mais vendas, os lojistas ficaram surpresos com o baixo movimento de vendas no comércio alegretense, neste domingo (16). As ruas estavam com movimento intenso de carros, em muitas quadras não havia estacionamento, porém, isto não refletiu nas lojas. Em alguns estabelecimentos comerciais que a reportagem passou na tarde de ontem, a queixa foi geral do movimento abaixo do esperado. Também houve empresários que estão torcendo e apostando nas compras de última hora.
No próximo domingo o comércio também vai abrir. Outro fator importante é o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Esta pode ser uma das razões dos alegretenses realializarem as compras de Natal mais próximo da data.
A expectativa dos lojistas é que o fluxo de pessoas aumente de forma considerável dessa semana em diante.

Espero que melhore a partir desta semana, estamos com horário diferenciado e várias promoções à vista e no cartão-crediário”, explica um comerciante.
Em lojas, principalmente, de vestuário o movimento foi ainda menor. Em uma loja a gerente disse que os clientes passaram pelo local depois das 18h. A maioria das lojas abriram às 14h e iriam até às 20h. Contudo, muitas anteciparam o fechamento para às 18 ou 19h.
