Nos 4 anos da UPA, uma certeza; foi um grande avanço para a saúde de Alegrete

A solenidade em comemoração aos quatro anos da Unidade de Pronto Atendimento(UPA) de Alegrete ocorreu na manhã de ontem(18).

Mensalmente o número de atendimentos é em torno de 6 mil pessoas atendidas no serviço. Em um ano cerca de 72 mil, número muito próximo da população estimada pelo IBGE de 78.499 alegretenses.

O atendimento na UPA tem sido um grande destaque que já rendeualgumas reportagens no Alegrete Tudo. Um dos questionamentos no início era quanto à classificação, porém, hoje a população está ciente de como acontece.

A triagem é de suma importância para classificar os casos mais graves. O atendimento  não é por ordem de chegada, mas pela classificação de risco. Dentre todos os atendimentos há muitas consultas relacionadas a vômitos, diarreia ou dor lombar, de cabeça ou de garganta. Em determinados casos, a equipe busca orientar o usuário sobre a utilização das ESFs , já que são pouco urgentes.

O coordenador, André Sena, salienta qqueda grande demanda se deve ao fato das pessoas sabem que vão ter um atendimento de qualidade e serão bem atendidas. Isso começa desde os atendentes até a equipe médica. Uma das dificuldades é o atraso nos repasses do Estado o que gera dificuldades para a manutenção do trabalho.

O diretor médico da Unidade,  Omar Abdallah, fez uma análise dos quatro anos da UPA:

“Esse sonho iniciou distante, por volta do ano de 2009 quando a gestão municipal daquele ano, juntamente com a Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Saúde iniciaram as tratativas de implantar no município um serviço de melhor qualidade, com melhores instalações e suporte técnico especializado. Mas, foi dia 30 de dezembro de 2014, quando então a UPA Alegrete abriu definitivamente as portas à comunidade.

Somos hoje 85 funcionários diretamente trabalhando na UPA, pessoas comprometidas e que se doam ao que fazem, trabalhando por várias horas, às vezes, sem tempo para alimentação adequada, ou mesmo um descanso, pois muitos ainda exercem atividades profissionais fora da unidade, são mães e pais de família com tarefas a serem cumpridas em seus lares.

Não somos melhores, mas somos diferentes, vivemos por diversas vezes afastados de nossas famílias e de nossos amigos, trabalhando com o mesmo ímpeto em feriados, dias comemorativos ou dias comuns. Enfrentamos a dor, ganhamos e perdemos batalhas diariamente, mas somos por muitas vezes recompensados por gestos de carinho, olhares e sorrisos de agradecimentos.

Hoje é o dia de agradecer a cada um desses funcionários e além desses muitos outros colegas que diariamente nos dão o suporte necessário para  assim termos um serviço de qualidade, especializado e ao mesmo tempo agilizar nosso socorro aos pacientes. Quero em nome dos plantonistas (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), assim como os demais funcionários agradecemos de coração a esses profissionais que muitas vezes não são lembrados, cito aqui a Traumatologia, Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Laboratório, serviço de Radiologia, UTI e também àqueles  colegas que sem ter qualquer vínculo empregatício com a UPA ou remuneração se dispõem, em horários às vezes impróprios, nos ajudar com orientações, condutas e exames. Obrigado aos profissionais da Oftalmologia, Neurologia, Urologia, Gastrologia e Endocrinologia.

Falar da UPA Alegrete é sem duvida falar em um enorme avanço em atendimento de urgência e emergência na nossa cidade.  Juntamente com o SAMU prestamos um serviço de qualidade que é elogiado tanto pelos Alegretenses como pessoas de outras localidades, que por motivos diversos, algum dia se tornaram usuários do nosso  atendimento.

Prestamos hoje uma média de 195 atendimentos diários, que em dias de maior movimento esse número chega a 280 atendimentos/dia, o que representa 86% acima de nosso planejamento e estrutura, mas mesmo assim o fazemos  com carinho, habilidade e dedicação.  Como todos sabemos, não é fácil fazer e gerenciar saúde pública no Brasil. Somos algumas vezes criticados e nos imputam deveres e responsabilidades que fogem do nosso alcance e propósito, mas em harmonia a direção da UPA, nosso gestor (Santa Casa de Caridade) e Secretaria Municipal de Saúde, procuramos constantemente encontrar meios para sanar essas dificuldades.

Para concluir, tenho a certeza que o convênio entre a Santa Casa de Caridade e a Prefeitura Municipal de Alegrete, gerou uma Gestão de sucesso em atendimento de urgência e emergência no nosso município”.