Prefeitura baixa o comprometimento da receita com pessoal em 2018

Depois de dois anos de governo, a atual Administração Municipal fecha o ano com uma vitória que foi conquistada com muito esforço e trabalho de equipe. Reduzir o índice de pessoal de mais de 57% de comprometimento do orçamento com a folha de pagamento .

O secretário de administração, Jesse Trindade do Santos, informa que o índice de pessoal reduziu em função de algumas medidas que a Administração vem tomando e que ainda pretende melhorar.
Ele diz que os municípios do Brasil inteiro sofrem com a questão do inchaço da máquina pública e Alegrete não é diferente.

– O primeiro passo então seria baixar a 54% o índice de pessoal para podermos inclusive nos habilitar num eventual financiamento para benfeitorias no município. Nos meses anteriores, mesmo com as medidas, a meta não vinha sendo alcançada como em novembro que chegamos a 53,68%, nos trazendo pra um novo cenário.

Informa que o primeiro ano serviu para a equipe que trabalha na gestão, à época, Cleni Paz / Marcio Amaral, bem como, o conjunto de secretários conhecerem os gargalos internos e começaram, no segundo ano, os ajustes. Depois de alguns testes e remanejamentos conseguiram avançar em várias metas. Já neste segundo ano de governo, Jesse informa que foram tomadas algumas decisões de gestão com foco no enxugamento e reestruturação de setores.
E a primeira meta em relação ao índice era buscar a redução de despesas e, consequentemente, a melhoria na receita.

O Secretário fala com segurança que a expectativa é de melhor o desempenho da arrecadação em 2019, o que acarretará em melhores receitas. A administração municipal segue nesta busca de controlar ainda mais as despesas com pessoal para economizar e, a assim, poder melhorar os serviços públicos que são ofertados à comunidade.
Com o cumprimento das medidas propostas pela equipe e um olhar mais técnico à frente da administração, estamos conseguindo o equilíbrio das contas e um exemplo disso foi o adiantamento do 13º salário do servidores que, além de motivar e valorizá-los, o comércio local também foi bbeneficiado nesse final de ano, aquecendo a economia como um todo.
Temos a expectativa de no primeiro trimestre do ano que vem alcançar o 53% do índice e, em breve, chegarmos com o esforço de todos a 51% que é o esperado.
Com esses números, os investimentos e melhorias em áreas como saúde, infraestrutura, segurança e outros setores de responsabilidade da prefeitura que chegam até a comunidade serão ainda mais bem atendidos.
– Estamos fazendo o dever de casa, essa é a principal mensagem.
Quando a atual Administração assumiu o governo em 2017, a Prefeitura tinha 2.400 servidores, hoje fecha o ano com com menos de 2.200.