IFFar: alunos do técnico em informática participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Os alunos do Curso Técnico em Informática tiveram a oportunidade de participar, pela primeira vez, da Olimpíada Brasileira de Robótica - evento nacional destinado a alunos de 16 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. O evento é dividido em duas modalidades: teórica e prática.

Nem sempre é só exaustão emocional; pode ser sinal da Síndrome de Burnout

A modalidade teórica (nível 5 – referente ao ensino médio), aconteceu dia 07 de agosto, no Campus Alegrete. Esta modalidade é dividida em etapa eliminatória e etapa final. Na primeira etapa, três alunos receberam medalhas de classificação, porém somente os dois primeiros foram classificados para a segunda etapa: 1º) João Vitor da Conceição Machado; 2º) Raquel Bueno Fortes; 3º) Luiza Teodoro Martins. A prova virtual da segunda etapa foi aplicada no dia 16 de setembro e o rankeamento nacional de classificação ainda não foi divulgado.

Brigada Militar prende tio e apreende sobrinho por tentativa de homicídio em Alegrete

A modalidade prática, em equipes, aconteceu em Porto Alegre. Participaram da equipe na modalidade de resgate: Alycia Montardo Lima (1º ano), João Vitor da Conceição Machado (3º ano), Ane Beatriz Macedo dos Santos (2º ano) e Bruno Bandolt Thompson Flores (1º ano). Comparecerem no evento os estudantes João Vitor, Bruno e Mariane Camargo Garcia (3º ano).  Na modalidade de resgate, a equipe deve construir um robô autônomo que seja capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana.

A equipe não foi classificada para a etapa nacional mas, segunda a Prof.ª Orientadora, Daniele Fernandes e Silva, os alunos tiveram uma grande experiência de interação com as outras equipes e com o ambiente competitivo, incentivando a aprendizagem colaborativa. 

A OBR busca se adaptar tanto ao público que nunca teve contato com robótica quanto às escolas que já integram a robótica educacional, com o propósito de inspirar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas. Nosso conteúdo integra robótica e inteligência artificial com as disciplinas escolares, demonstramos que todo conhecimento pode ser aplicado para desenvolver soluções práticas e tecnologias avançadas.

Fotos: IFFAr

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários