Imagem restaurada de Nossa Senhora da Paz foi abençoada na Igreja Matriz

Ela foi abençoada pelo Padre Pedro Navarro antes de retornar à gruta onde foi a Sanga da Batalha

A imagem de Nossa Senhora da Paz, toda de branco, retirada da gruta existente na Sanga da Batalha, 4º. Subdistrito, onde ocorreu o célebre combate em 3 de maio de 1893, foi restaurada através de trabalho dedicado da senhora Vera Fonseca do Amaral, mãe do ex-prefeito Márcio Amaral, e abençoada na missa da Saúde na quinta-feira (20), na Igreja Matriz.

Leia mais: Miguel, o alegretense criador do Tento y Crina, é um apaixonado pela arte da gineteada

O Padre Pedro Navarro, ao dar a bênção à imagem restaurada , disse que estavam sendo abençoadas também as famílias, o ambiente de trabalho, a comunidade e a paz em nossos corações. Logo após, a imagem foi entregue à comissão constituída pela diretora de Cultura do Município, Vanessa Peres, diretora do Museu do Gaúcho, Andrea Marconato e uma representação da 4ª. Região Tradicionalista.

Vanessa Peres e Andreia Marconato

Nesta sexta-feira(21), o grupo seguiu para a Rivadávia Correa, 4º. Subdistrito, levando a imagem de Nossa Senhora da Paz restaurada para ser colocada na gruta existente no local onde ocorreu o sangrento combate da Sanga da Batalha. Ela permanecerá como símbolo da tradição católica e da cultura da paz, visto que a imagem surgiu naquela região, em plena guerra entre maragatos e chimangos, sendo a inspiração na época para o cessar fogo e o acordo de paz.

Leia mais: Alegretense Juliano Costa é campeão do 3º Redomão Capataz em Rosário do Sul

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PAZ

A Semana da Paz, em sua 29ª. edição, começa no dia 22, sábado próximo, às 9h, com a geração a Chama da Paz, seguindo-se missa campal, plantio de mudas e o início da Cavalgada da Paz.Na segunda-feira, dia 24, no Museu do Gaúcho, às 18h30min, ocorrerá a chegada do Cavaleiros da Paz, carregando a chama. Haverá mateada, celebração ecumênica e show musical com apresentações artísticas.

No dia 25, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (CCFV), haverá palestra sobre Saúde Mental e Qualidade de Vida, com a nutricionista Alan Boldori. No dia 267, Prendas e peões da 4ª. Região, estarão realizando uma visita às escolas.

Dia 27, no Centro de Atendimento ao Turista, às 19h, roda de conversa “Conectando tradições e saúde mental, um olhar jovem: palestrante, Bárbara Correa. Haverá tertúlias artística e departamento jovem da 4ª Região.

A Semana da Paz foi instituída em 1997, durante Congresso Tradicionalista Gaúcho, a fim de celebrar a paz do Tratado de Ponche Verde assinado em Dom Pedrito, dando fim a guerra dos Farrapos. Integra o calendário estadual de eventos. Praticar a paz e proteger a vida em todas as dimensões é o sentido da Semana da Paz.

Com informações de Alair Almeida

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários