Incêndio no micro- ônibus: dois servidores recebem homenagem do Município

Foi uma cerimônia simples, mas cheia de significado e emoção, realizada na tarde desta sexta-feira, no gabinete do prefeito Márcio Amaral. Os servidores Ederson Morais Fontoura e Noemi Padilha Nascimento, que trabalham na Secretaria de Saúde, foram agraciados com Menção Honrosa pela atitude de coragem e desprendimento ao resgatarem 17 passageiros/pacientes do micro-ônibus que dirigiam-se para Rosário do Sul.

Através do decreto 674/219, considerando o papel de extrema significância no episódio, o prefeito concedeu Menção Honrosa ao motorista Ederson Fontoura e à auxiliar de enfermagem Noemi Padilha Nascimento. O prefeito, ao fazer a entrega, juntamente com a Secretária de Saúde, Bianca Casarotto e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luiz Andrade, disse que os servidores fizeram muito mais do que a obrigação, por isso o reconhecimento da Administração Municipal pela importância da ação. O presidente do Conselho de Saúde, José Luiz Andrade, lembrou que eles atuaram no momento preciso, com muita coragem e profissionalismo. Merecida homenagem, completou.

A Secretária de Saúde, Bianca Casarotto, por sua vez, disse que não esperava deles uma postura diferente numa situação de estresse e de surpresa. “Vocês mostraram o comprometimento, a ética e o respeito que é a própria história de vocês no PSM e UPA. Só vem engrandecer o trabalho e a trajetória dentro da Secretaria de Saúde”. Bianca os cumprimentou pelo companheirismo, amor e dedicação. Uma singela lembrança para um dia olharem e se orgulharem do gesto feito, frisou a secretária.

Durante a entrega da Menção Honra, tanto Ederson quanto Noemi lembravam dos momentos muito tensos vividos enquanto o ônibus era tomado pelas chamas. Um detalhe que não havia sido revelado é de que um dos pacientes, acima de 60 anos, simplesmente se travou dentro do micro-ônibus e foi preciso esforço redobrado para retirá-lo. Depois, quando todos estavam fora de perigo, dois pacientes, por conta própria se expuseram, cruzando para a outra margem da rodovia, sendo rapidamente trazidos de volta. Ederson, com a experiência como motorista da UPA, resumiu como se comportou naquele episódio: “mantendo a calma e colocando em prática o que aprendeu durante os treinamentos.

DPCom PMA