
Como é histórico, o atual presidente, Moisés Fontoura, informa que a empresa que passou na licitação teve que obedecer vários critérios para refazer o que está avariado para fazer tal qual é o prédio. O trabalho já iniciou e o que tiver que ser feito, na área externa, depende das condições do tempo, informou o presidente.

Já estão sendo realizados os trabalhos para a troca do piso do saguão de entrada e da sala de presidente da Câmara. Inclusive móveis desse espaço já estão na sala ao lado.

Nesta primeira etapa, as reformas vão contemplar a parte da fachada, piso com avarias e saguão de entrada. Fontoura espera que o trabalho seja concluindo em pouco mais de 30 dias e as melhorais possam ser entregues no início do mês de dezembro.

A casa de dois pisos, onde está o Poder Legislativo de Alegrete, na rua Vasco Alves data, segundo historiador Homero Dornelles, de 1918, portanto com mais de 100 anos. Esse prédio foi tombado pelo prefeito da época, em 2006 , José Rubens Pillar.
Esse prédio foi passado para o serviços do Poder Legislativo de Alegrete em 1926. O trabalho de tombamento histórico foi realizado por Alexandre Machado quando foi Secretário de Governo.

Prédio da Câmara de Vereadores de Alegrete