Inspetoria veterinária registra movimento recorde de cadastramentos de cavalos

IMG-20150917-WA0014

A obrigatoriedade do exame de sanidade para os cavalos que vão participar do desfile do dia 20 de setembro, está provocando uma corrida de proprietários de animais até à Inspetoria Veterinária. Para atender a grande demanda de trabalho, o Supervisor Regional da Secretaria da Agricultura do Estado, Joal Barrientos, diz que foi preciso convocar funcionários de municípios da região para conseguir realizar o cadastramento dos proprietários de animais em tempo de participarem do desfile, no domingo.

DSCN0116

De ontem até hoje, início da tarde, ele estima que foram realizados mais de 500 cadastramentos. Até amanhã, o número deve ultrapassar mais de 1.000. Joal comenta que para produtores já inscritos no órgão, o procedimento é mais rápido. Mas, quando o animal é de proprietários sem registro, é preciso saber o histórico do cavalo e, nestes casos, o cadastramento é mais demorado.

DSCN0112

O atendimento será disponibilizado até amanhã no final da tarde. Indagado sobre o total de animais aptos a participar do desfile, ele disse não ter ainda esses números devido ao número de atendentes e a logística montada para enfrentar essa necessidade emergencial.

DSCN0104

Questionado sobre a fiscalização, Joal disse que mesmo com a fita, o animal poderá ser fiscalizado, pois para a Inspetoria o que conta é o proprietário portar o documento comprobatório da sanidade do cavalo. Como em situações semelhantes ao desfile, em que o contingente de participantes é grande, as abordagens serão aleatórias. É impossível fiscalizar a totalidade da cavalhada- finalizou Joal Barrientos.