Invernada do Grupo Nativista Ibirapuitã está na final do Juvenart

No último final de semana foi realizada a segunda classificatória da 17ª edição do Concurso Estadual de Danças Tradicionais, Categoria Juvenil (Juvenart).

Durante três dias, a cidade de Santa Maria foi o palco para 39 grupos disputarem a seleção, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria.

Destes, 20 foram classificados para a fase final, que acontece entre 2 e 4 de agosto, também na UFSM. Mais cinco grupos foram escolhidos pelas melhores notas entre as invernadas eliminadas nas duas fases classificatórias.

De Alegrete, o Grupo Nativista Ibirapuitã fez história. Pela primeira vez o grupo vai para uma final de Juvenart. A coordenadora da Invernada Juvenil do GNI, Daniela Gonçalves, comemora o trabalho juntamente com os instrutores Rafael Machado e Tayara Carús.

Pela primeira vez na história o Grupo Nativista Ibirapuitã vai marcar presença na final do Juvenart. “Estamos muito felizes e orgulhosos deste grupo que nos faz ter a certeza que fizemos a escolha certa.Em cada rosto destes jovens que fazem parte desta invernada é visível notar a alegria e o amor à dança e a nossa tradição”, destaca a coordenadora.
Daniela enfatiza um maravilhoso grupo de pais que está sempre disposto em arregaçar as mangas e trabalhar para ver estes jovens fazendo o que amam.

“Temos total apoio do Patrão da nossa entidade, Leonel Gonçalves Dias e sua esposa Rose e os demais integrantes da sua patronagem, bem como as outras invernadas que fazem parte deste grupo”, agradece Daniela Gonçalves.

A coordenadora menciona o respeito e agradecimento à entidade que a acolheu de braços abertos. “Aos meus dançarinos que chamo carinhosamente de “Meus preciosos”, todo meu carinho e amor”, comentou a tradicionalista.

Outros 15 grupos já têm presença garantida na final devido ao desempenho em 2018. São 45 equipes escolhidas pelas duas classificatórias mais os 15 pré-classificados de 2018 na fase final, totalizando 60 equipes competidoras.A primeira classificatória ocorreu entre 12 e 14 de julho com a apresentação de outras 32 invernadas, das quais 20 garantiram lugar na final, em agosto

Entidades de Capão da Canoa, Farroupilha, Gravataí, Ibiraiaras, entre outros municípios do Estado, estavam entre os concorrentes. A disputa tem um participante do Paraná, o Centro de Tradições Gaúchas Tarca Nativista, da cidade de Pato Branco.

No ano passado, os jovens alegretenses do Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG), da 4ª Região Tradicionalista (4ªRT), de Alegrete, trouxeram o troféu para casa, e neste ano já estão confirmados para a grande final.

Júlio Cesar Santos                      Fotos: GNI (Divulgação)